A (ilusória) meritocracia escolar e o apagamento do papel da escola

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p327-346.id1507

Palavras-chave:

Meritocracia escolar. Pedagogia histórico-crítica. Psicologia histórico-cultural. Educação básica. Pensamento crítico.

Resumo

Embasado pela psicologia histórico-cultural e pela pedagogia histórico-crítica, este trabalho busca desvelar como a adoção do conceito de meritocracia escolar, instrumento avaliativo institucional que está sendo implementado na educação básica brasileira, apaga o real papel da educação escolar e promove a manutenção do estado de coisas. Para isso, discute o modo como a apropriação dos signos culturais ocorre na sociedade capitalista, pois, com base em estudos do psiquismo humano, é compreendido que a qualidade de tal apropriação impacta qualitativamente no pensamento humanizado e no desenvolvimento da consciência. Partindo dessa premissa vigotskiana, aponta-se que a escola tem o papel de transmitir de forma sistemática e intencional o conhecimento que foi produzido historicamente. Contudo, observando-se a implantação legal da meritocracia na educação, sob o signo ‘meritocracia escolar’, percebe-se que a escola se afasta ainda mais de seu foco. Com o trabalho educativo reduzido majoritariamente às questões burocrático-administrativas, a escola volta-se para questões secundárias que pouco agregam para seu papel social: a transmissão do conhecimento elaborado, sistematizado e erudito. Desse modo, percebe-se que a inserção legal desse conceito na escola serve apenas para manter o trabalho educativo alienado, promovendo, assim, o ideário burguês-neoliberal que mantém a universalização da educação dentro dos limites admissíveis pelo capital.

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Publicado

2023-11-04

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Como Citar

Lima, J. H. G. de. (2023). A (ilusória) meritocracia escolar e o apagamento do papel da escola. PARADIGMA, 44(5), 327–346. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p327-346.id1507