Pedagogias e Pedagogos: tessituras de uma práxis de invisibilidade e transformação

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1553

Palabras clave:

Pedagogia., Formação., Atuação profissional.

Resumen

O presente artigo discute a natureza do trabalho do pedagogo a partir de uma análise histórica da constituição da profissão, bem como de um olhar crítico sobre os processos de formação no Brasil ao longo dos últimos séculos. Além disso, debate sobre os espaços de atuação profissional dos egressos do curso de Pedagogia, refletindo sobre suas especificidades formativas, singularidade de saberes e campos de inserção profissional para além das instituições escolares. Por fim, são relatados os resultados de uma investigação qualitativa, de natureza aplicada, com finalidade exploratória, realizada com pedagogos da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, Brasil, a respeito de como se percebem e são valorizados/desvalorizados em seu exercício profissional dos pontos de vista social e formativo. Como conclusão, emerge o paradoxo do autorreconhecimento e valorização em termos de conhecimentos e competências específicas em contraposição a um sentimento importante de desvalia e invisibilidade social. Diante de tamanha contradição, é necessário que se reflita sobre as limitações formativas que envolvem o pedagogo, mas, também, que se reconheça a sua condição de singularidade e autoridade quando a ação laboral envolve processos de transformação, ensino e aprendizagem individuais e coletivos.

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Biografía del autor/a

Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Mestrado em Educação, Universidade de São Paulo Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Grupo de Pesquisa em Educação, Inovação e Trabalho e Linha de Pesquisa Práxis Educativa na Sociedade Digital

Lúcia Martins Giraffa , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Licenciatura Plena em Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Doutorado em Ciências da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Grupo Argos e Linha de Pesquisa Informática na Educação

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Villarroel, M. A. C. U., & Giraffa , L. M. (2024). Pedagogias e Pedagogos: tessituras de uma práxis de invisibilidade e transformação . PARADIGMA, 45(1), e2024008. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1553