Pensamiento computacional y TPACK en la educación científica: una experiencia en el sur de Brasil

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p529-549.id912

Palabras clave:

ICT, computational thinking, TPACK, science education

Resumen

Inúmeras mudanças sociais, culturais e educacionais têm sido associadas à crescente presença das TIC nas atividades e práticas sociais humanas. Reconhecemos, no entanto, a necessidade de ter conceitos e metodologias educacionais vinculados a tecnologias sempre aliadas a uma forte base teórica e conceitual, a fim de qualificar o processo pedagógico no ensino básico e superior. Esses elementos sustentam a criação de um centro de popularização do pensamento e educação computacional (N2PCE) e ações relacionadas à integração universidade-escola, com vistas a qualificar a educação dos alunos nesses dois contextos. Pretende também auxiliar os profissionais da educação em seus esforços pedagógicos, tanto no campo da computação quanto em áreas com conhecimentos específicos nas áreas de Matemática e Física. Este artigo ilustra experiências com estudantes do ensino fundamental, em atividades estreitamente associadas ao campo da ciência e da tecnologia, com o pensamento computacional e a estrutura TPACK como suporte teórico e metodológico. Os resultados sugerem uma ressignificação significativa dos campos de conhecimento e potencial crescimento intelectual, humano e profissional dos participantes, bem como uma possibilidade de popularização e desmistificação das áreas envolvidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denilson Rodrigues da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Santo Ângelo, RS, Brasil

Professor Assistente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Santo Ângelo, RS, BrasilDepartamento de Engenharia e Ciência da Computação

Fabiana Diniz Kurtz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) - Ijuí, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências. Professor Associado da Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) - Ijuí, RS, BrasilDepartamento de Humanidades e Educação

Cristina Paludo Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Santo Ângelo, RS, Brasil

Professor Assistente da Universidade Regional Integrada do Uruguai e Missões - URI, Santo Ângelo, RS, Brasil Departamento de Engenharia e Ciência da Computação

Citas

Bower, M. Lister, R., Mason, R., Highfield, K., Wood, L. Teacher conceptions of computational thinking – implications for policy and practice. Australian Journal of Education, v. 0, n. 0, p. 1-16, 2015.

Brennan, K., Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. annual American Educational Research Association meeting, Vancouver, BC, Canada (pp. 1–25). http://web.media.mit.edu/~kbrennan/files/Brennan_Resnick_AERA2012_CT.pdf. [Accessed 12-01-2020].

Grover, S., Pea, R. (2013). Computational Thinking in K–12: 2: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, v. 42, n. 1, pp. 38–43. http://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0013189X12463051 [Accessed 12-01-2020].

Jonassen, D. H. (2000). Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto Editora, Portugal.

Kurtz, F. D. (2015). As tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de línguas à modalidade do trabalho: luz da abordagem histórico-cultural de Vigotski. PhD Thesis, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Educação nas Ciências, Brazil. Available at https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5005/Fabiana%20Diniz%20Kurtz.pdf?sequence=1

Mishra, P.; Koehler, M. J. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Report, 1.017-1.054. Available at https://www.punyamishra.com/wp-content/uploads/2008/01/mishra-koehler-tcr2006.pdf

MIT. MIT App Inventor Website. Available at http://appinventor.mit.edu/

Osório, F. S. (2017). Eu, você, a Robótica e a SBC – Comissão Especial de Robótica (CE-R). SBC Horizontes, Porto Alegre, SBC, 2017. Available at http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2017/11/04/eu-voce-a-robotica-e-a-sbc-comissao-especial-de-robotica-ce-r/

Santos, C. P., Silva, D. R., Silveira, M. G. F., Ferreira, G. (2017a). Desafio de programação para meninas do ensino médio: Um relato de experiência. Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), p. 137. Available at http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/download/7231/5029

_____. (2017b) Explorando o Pensamento Computacional para Despertar Novos Talentos: Relato de uma Experiência. 11º Women in Information Technology (WIT 2017). SBC. Available at https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/3400

_____. (2018). Desenvolvimento de Jogos Digitais como uma Estratégia para Despertar Novos Talentos: Um Relato de Experiência. Anais do Workshop de Informática na Escola, p. 129. Available at https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7881

SBC. (2019). Diretrizes para Ensino de Computação na Educação Básica. [S.l.]: Sociedade Brasileira de Computação. Available at https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica

Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

Selby, C. C. (2013). Computational Thinking : The Developing Definition. Canterbury, England: University of Southampton (E-prints). Available at https://eprints.soton.ac.uk/356481/

Shulman, L.S. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, v. 12, n. 2, p. 4-14. Availale at https://pdfs.semanticscholar.org/f29d/a5d8c806102b060e7669f67b5f9a55d8f7c4.pdf

Silva, D. R. (2020). Desenvolvimento do pensamento computacional como dimensão estruturante da atividade do professor de cursos superiores de computação. PhD Thesis- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Educação nas Ciências, Brazil, 2020.

Tedre, M., Denning, P. J. (2016). The long quest for computational thinking. Proceedings of the 16th Koli Calling International Conference on Computing Education Research - Koli Calling ’16, pp. 120–129. Available at http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2999541.2999542.

Vygotsky, L. S. (1896-1934) (2007). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª edição, São Paulo: Martins Fontes.

________. (2008). Pensamento e linguagem. 4ª edição.São Paulo: Martins Fontes.

Wertsch, J. V. (2002). Computer mediation, PBL, and dialogicality. Distance Education, vol. 23, no. 1. Available at https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01587910220124008

Wing, J. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33.Available at https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf

______. (2010). Computational Thinking: What and Why. Link Magazine, 2010, pp. 20-23. Available at https://www.semanticscholar.org/paper/Computational-Thinking%3A-What-and-Why-Wing/d0dd04ea551f25af5ce4db87618ea386cb726195

_____. (2014). Computational Thinking Benefits Society. Social Issues in Computing. Available at http://socialissues.cs.toronto.edu/2014/01/computational-thinking/

Descargas

Archivos adicionales

Publicado

03-09-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 325     PDF downloads: 289 Carta corpo editorial downloads: 0

Cómo citar

da Silva, D. R., Kurtz, F. D., & Santos, C. P. (2020). Pensamiento computacional y TPACK en la educación científica: una experiencia en el sur de Brasil. PARADIGMA, 529–549. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p529-549.id912