Pensamiento computacional y TPACK en la educación científica: una experiencia en el sur de Brasil
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p529-549.id912Palabras clave:
ICT, computational thinking, TPACK, science educationResumen
Inúmeras mudanças sociais, culturais e educacionais têm sido associadas à crescente presença das TIC nas atividades e práticas sociais humanas. Reconhecemos, no entanto, a necessidade de ter conceitos e metodologias educacionais vinculados a tecnologias sempre aliadas a uma forte base teórica e conceitual, a fim de qualificar o processo pedagógico no ensino básico e superior. Esses elementos sustentam a criação de um centro de popularização do pensamento e educação computacional (N2PCE) e ações relacionadas à integração universidade-escola, com vistas a qualificar a educação dos alunos nesses dois contextos. Pretende também auxiliar os profissionais da educação em seus esforços pedagógicos, tanto no campo da computação quanto em áreas com conhecimentos específicos nas áreas de Matemática e Física. Este artigo ilustra experiências com estudantes do ensino fundamental, em atividades estreitamente associadas ao campo da ciência e da tecnologia, com o pensamento computacional e a estrutura TPACK como suporte teórico e metodológico. Os resultados sugerem uma ressignificação significativa dos campos de conhecimento e potencial crescimento intelectual, humano e profissional dos participantes, bem como uma possibilidade de popularização e desmistificação das áreas envolvidas.Descargas
Citas
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