WebQuest en clases de Ciencias: Propuesta de formación docente para pensar y actuar en los primeros años escolares

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p607-632.id927

Palabras clave:

formação docente, tecnologias digitais, práticas investigativas, WebQuest, educação em ciências.

Resumen

Esta pesquisa trata-se de curso de formação continuada para professores que ensinam ciências nos anos escolares iniciais. A proposta pauta-se em práticas investigativas utilizando WebQuest, especialmente, no âmbito do conteúdo ciclo hidrológico. Objetivamos investigar em que termos tal proposta contribui para novas formas de pensar e agir no ensino de ciências para os primeiros anos escolares. Balizado pelo tripé: Prática Investigativa, Experimento Investigativo e Tecnologia Digital, o design de formação busca ultrapassar práticas de ensino de ciências pautadas unicamente nos livros didáticos, com atividades discentes passivas e reprodutivistas. Para tanto, assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, evidenciando relatos de três professores participantes, registrados por meio de: entrevista semiestruturada e audiogravação dos encontros formativos. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia analítica. Os resultados revelam, dentre outros aspectos, que os docentes passam a considerar que o uso de WebQuest em aula cria possibilidades de ampliar e integrar a dinâmica de ensinar e aprender ciências, pois proporciona interdisciplinaridade e articulação entre tarefas variadas disponíveis na WebQuest. Ademais, propostas formativas que privilegiam o uso de tecnologias digitais permitem, paulatinamente, que o docente avance da prática de uso limitada para a prática de uso potencial das tecnologias digitais em situações de ensino.Palavras-chave: formação docente, tecnologias digitais, práticas investigativas, WebQuest, educação em ciências.

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Biografía del autor/a

Ana Elisabeth Dias Pereira Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) da Universidade Federal do Pará (UFPA/Brasil). Graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará (2016). Membro do grupo de pesquisa de formação de professores (Trans)Formação, vinculado ao IEMCI/UFPA.

France Fraiha-Martins, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2015. Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação a Distância e para o uso de Tecnologias Digitais em situações de ensino. É docente da Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. Atualmente é Coordenadora do Programa da Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC/IEMCI/UFPA). É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas. Atua também no Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.

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03-09-2020

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Cavalcante, A. E. D. P., & Fraiha-Martins, F. (2020). WebQuest en clases de Ciencias: Propuesta de formación docente para pensar y actuar en los primeros años escolares. PARADIGMA, 607–632. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p607-632.id927