WebQuest en clases de Ciencias: Propuesta de formación docente para pensar y actuar en los primeros años escolares
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p607-632.id927Palavras-chave:
formação docente, tecnologias digitais, práticas investigativas, WebQuest, educação em ciências.Resumo
Esta pesquisa trata-se de curso de formação continuada para professores que ensinam ciências nos anos escolares iniciais. A proposta pauta-se em práticas investigativas utilizando WebQuest, especialmente, no âmbito do conteúdo ciclo hidrológico. Objetivamos investigar em que termos tal proposta contribui para novas formas de pensar e agir no ensino de ciências para os primeiros anos escolares. Balizado pelo tripé: Prática Investigativa, Experimento Investigativo e Tecnologia Digital, o design de formação busca ultrapassar práticas de ensino de ciências pautadas unicamente nos livros didáticos, com atividades discentes passivas e reprodutivistas. Para tanto, assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, evidenciando relatos de três professores participantes, registrados por meio de: entrevista semiestruturada e audiogravação dos encontros formativos. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia analítica. Os resultados revelam, dentre outros aspectos, que os docentes passam a considerar que o uso de WebQuest em aula cria possibilidades de ampliar e integrar a dinâmica de ensinar e aprender ciências, pois proporciona interdisciplinaridade e articulação entre tarefas variadas disponíveis na WebQuest. Ademais, propostas formativas que privilegiam o uso de tecnologias digitais permitem, paulatinamente, que o docente avance da prática de uso limitada para a prática de uso potencial das tecnologias digitais em situações de ensino.Palavras-chave: formação docente, tecnologias digitais, práticas investigativas, WebQuest, educação em ciências.Downloads
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