Saberes para Ensinar Matemática na Escola Normal de São Luís (1890-1914)

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p529-549.id1460

Keywords:

Escola Normal de São Luís. Saberes para ensinar matemática. Ensino Primário. Método Intuitivo. Joaquim de Oliveira Santos

Abstract

Em cada época, a sociedade exigiu dos professores novos saberes para ensinar matemática. A Escola Normal de São Luís iniciada em 1840, teve a formação de professores implementada em 1890, pelo estado. Foi, em 1914, transformada em Curso Normal e anexada ao Liceu. Orientado na perspectiva da história cultural, este artigo indaga sobre transformações nos saberes para ensinar matemática, mobilizadas na formação inicial das normalistas, em São Luís, entre 1890 e 1914. Dentre as fontes selecionadas foram consultadas, legislações, jornais, programas de ensino e manuais escolares. Em relação aos saberes para ensinar matemática, o estudo destaca que as transformações ocorridas foram, na maioria, protagonizadas pelas ações do educador Joaquim de Oliveira Santos, especialmente no que se refere à nova abordagem do método intuitivo.

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Author Biographies

Maria do Carmo Alves da Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís. Atua nas seguintes áreas: Formação de professores que ensinam matemática; Ensino de matemática nos Anos Iniciais; Estágio Supervisionado.; Relações étnico-raciais.

Neuza Bertoni Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e tem Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2005). Professora da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atua nos seguintes temas: história do movimento da matemática moderna, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária, formação de professores de Matemática.

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Published

2023-07-07

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How to Cite

Cruz, M. do C. A. da, & Pinto, N. B. (2023). Saberes para Ensinar Matemática na Escola Normal de São Luís (1890-1914). PARADIGMA, 44(3), 529–549. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p529-549.id1460

Issue

Section

Dossiê: Escolas Normais numa Perspectiva Internacional