Avaliação e Regulação da Aprendizagem: Percepções de Estudantes Acerca de uma Prática Diferenciada em Aulas de Cálculo

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p63-87.id1467

Keywords:

Ensino de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Avaliação da Aprendizagem, Regulação da Aprendizagem

Abstract

Neste trabalho descrevemos como se estruturou um processo de avaliação que propôs a interação de fontes diversificadas para regulação da aprendizagem, no contexto da disciplina de CDI, organizado a partir de 8 momentos formais de avaliação e da utilização de um portfólio por todo o semestre e, apresentamos possibilidades de regulação da aprendizagem reconhecidas pelos estudantes ao vivenciarem esse processo de avaliação. Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, que, para tal utilizamo-nos de dados que provêm de respostas escritas desses estudantes a um questionário. Os estudantes eram ingressantes de um curso de Engenharia da UTFPR, no ano de 2019 e foram envolvidos em uma dinâmica de trabalho com episódios de resolução de tarefas. A análise evidenciou que os estudantes reconhecem que a comunicação oral (professor e o estudante ou, entre os próprios estudantes) como a escrita esteve presente em todos momentos; que tiveram oportunidade de retomar e “revisitar” conteúdo da ementa da disciplina; sentiram-se seguros e convidados a se preparar de forma sistemática e direcionada para os momentos formais de avaliação; ao trabalhar em grupo lidaram com diferentes pensamentos e estratégias, oportunizando regulação da aprendizagem.    

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2013). Mestre em Matemática Aplicada (Unicamp - 2008). Licenciado em Matemática (Unicamp - 2005) e Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional (Unicamp - 2005). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na UFABC (2018-2019). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e docente permanente Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UTFPR (câmpus Londrina/Cornélio Procópio) e do Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia (câmpus Ponta Grossa). 

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2013). Mestre em Matemática (UEM - 2005). Licenciado em Matemática (UEL - 2003) e Bacharel em Matemática (UEL - 2003). Atualmente é professora efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e docente permanente dos Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UTFPR (câmpus Londrina/Cornélio Procópio).

Roberta Marcelino de Almeida Alves , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestra em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Cornélio Procópio e Londrina. Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio.

References

ALLAL, L. Régulations des apprentissages: orientations conceptuelles pour la recherche et la pratique en éducation. In: ALLAL, L.; LOPEZ, L. M. (Dir.). Régulation des apprentissages en situation scolaire et en formation. Bruxelles: De Boeck Université, p. 7-23, 2007.
ALLAL, L. The Co-Regulation of Student Learning in an Assessment for Learning Culture. In: Laveault, D., Allal, L. (eds) Assessment for Learning: Meeting the Challenge of Implementation. The Enabling Power of Assessment, vol 4. Springer, 2016.
ALLAL, L. Assessment and the co-regulation of learning the classroom. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 27, p. 332-349, 2020.
ALVES, R. M. A. Análise de um Processo Avaliativo Alinhado a um Ambiente de Ensino e de Aprendizagem de Cálculo Pautado em Episódios de resolução de Tarefas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
ARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BOUD, D. Sustainable Assessment: Rethinking Assessment for the Learning Society. Studies in Continuing Education, v. 22, n. 2, p.51–167, 2000.
BOUD, D.; SOLER, R. Sustainable assessment revisited. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 41, n.3, p. 400-413, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução no 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, Brasília (Brasil), Edição 89. Seção 1, p. 43, 26 abr. 2019.
BURIASCO, R. L. C.; FERREIRA, P. E. A. PEDROCHI JUNIOR, O. Aspectos da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação. GEPEMA: espaço e contexto de aprendizagem. Curitiba–PR: CRV, 2014, p. 13-31.
CABRAL, T. C. B. Metodologias Alternativas e suas Vicissitudes: ensino de matemática para engenharias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 208-245, 2015.
COUTO, A. F.; FONSECA, M. O. S.; TREVISAN, A. L. Aulas de Cálculo Diferencial e Integral organizadas a partir de episódios de resolução de tarefas: um convite à insubordinação criativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, p. 50-61, 2017.
FERNANDES. Domingos. Avaliação em Educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 78, p. 11-34, jan. /mar. 2013.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: Fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da Avaliação Formativa. Revista Portuguesa de Educação. Minho – Portugal: Universidade do Minho, p. 21-50, 2005.
HADJI, C. Avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. 4. ed. Portugal: Porto, 1994.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HARLEN, W. Teachers’ summative practices and assessment for learning: Tensions and synergies. Curriculum Journal 16, 207–223, 2005.
HARLEN, W. Assessment of Learning. London: Sage Publications. 2007.
HARDWIN, A. F; JÄRVELÄ, S; MILLER, M. Self-regulation, co-regulation and shared regulation in collaborative learning environments. In SCHUNK, D; GREENE, J. (Ed.) Handbook of Self-regulation of Learning and Perfomance. New York, Routledge, 2017.
HARDWIN, A.F.; OSHIGE, M, Self-regulation, co-regulation, and socially-shared regulation: Exploring perspectives of social in self-regulated learning theory. Teachers College Record, p. 240-264, 2011.
IANNONE, P.; CZICHOWSKY, C.; RUF, J. The impact of high stakes oral performance assessment on students’ approaches to learning: a case study. Educational Studies in Mathematics, v. 103, p. 313–337, 2020.
MENDES, M. T. et al. Prova em dupla e com consulta em aulas de Cálculo? Agora ficou fácil tirar 10!. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo. V. 19, n2, 2022.
MENDES, M. T. et al. Portfólio de aprendizagem: um instrumento para avaliação em aulas de Cálculo Diferencial e Integral. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-20, 2019.
MENDES, M. T. Utilização da Prova em Fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. 2014. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
PAULA, M. F. C. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação: revista da avaliação da educação superior, v. 22, p. 301-315, 2017.
PEDROCHI JUNIOR, O. Avaliação como oportunidade de aprendizagem em Matemática. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular, p. 11-34. Lisboa: APM, 2005.
QUEIROZ, D. T. et al. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Revista enfermagem UERJ, v. 15, n. 2, p. 276-283, 2007.
SANTOS, L. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio? Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 24, n. 92, p. 637-669, 2016.
THOMPSON, P. W.; HAREL, G. Ideas foundational to calculus learning and their links to students’ difficulties. ZDM – Mathematics Education, v. 53, p. 507–519, 2021.
TREVISAN, A. L.; MENDES, M. T.; BURIASCO, R. L. C. O conceito de regulação no contexto da avaliação escolar. Alexandria (UFSC), v. 7, p. 235-250, 2014.
TREVISAN, A. L.; MENDES, M. T. A Prova Escrita como Instrumento de Avaliação em Aulas de Matemática. Educação Matemática em Revista, v. 45, p. 48-55, 2015.
TREVISAN, A. L.; MENDES, M. T. Integral antes de derivada? Derivada antes de integral? Limite, no final? Uma proposta para organizar um curso de Cálculo Integral. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 353-373, 2017.
TREVISAN, A. L.; MENDES, M. T. Ambientes de ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral organizados a partir de episódios de resolução de tarefas: uma proposta. Revista Brasileira de Ensino e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 209-227, 2018.
TREVISAN, A. L.; ALVES, R. M. A.; NEGRINI, M. V. Ambiente de ensino e de aprendizagem de Cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas: resultados e perspectivas futuras. In: MENDES, M. T.; JUSTULIN, A. M. (Org.). Produtos educacionais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021, v. 1, p. 155-174.
ZARPELON, E.; RESENDE, L. M.; REIS, E. Análise do desempenho de alunos ingressantes de Engenharia na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Interfaces da Educação, v. 8, n.22, 303-335, 2017.
ZIMMERMAN, B. J. Theories of self-regulated learning and academic achievement: An overview and analysis. In ZIMMERMAN, B, J; SCHUNK, D. H. (Eds.), Self-regulated learning and academic achievement: Theoretical perspectives. Lawrence Erlbaum Associates Publishers, p.1-37, 2001.

Published

2023-08-31

Métricas


Visualizações do artigo: 126     PDF (Español (España)) downloads: 103

How to Cite

Trevisan, A. L. ., Mendes, M. T. ., & Almeida Alves , R. M. de . (2023). Avaliação e Regulação da Aprendizagem: Percepções de Estudantes Acerca de uma Prática Diferenciada em Aulas de Cálculo. PARADIGMA, 44(5), 63–87. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p63-87.id1467