Avaliação em Matemática ao Longo do Ensino Remoto
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p397-422.id1481Keywords:
Avaliação, Matemática, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia de covid-19Abstract
Dentre os inúmeros desafios que se apresentam para o professor de Matemática em suas práticas profissionais, avaliar é talvez aquele que provoca mais tensões nas relações pedagógicas. Durante a pandemia de covid-19 e o ensino remoto emergencial (ERE), como esses processos avaliativos se deram? Este artigo, relata uma investigação sobre as práticas avaliativas de professores de Matemática em três momentos distintos do ERE. No primeiro momento, 797 professores que ensinam Matemática foram consultados sobre suas práticas avaliativas nos primeiros meses de ERE, por meio do formulário de inscrição do curso de extensão Cada Um Na Sua Casa: Alguns caminhos para ensinar matemática remotamente (CUNSC). As respostas foram agrupadas e categorizadas com o auxílio do software IRaMuTeQ. No segundo momento, ao fim do ano letivo de 2020, voltamos a consultar um grupo de 125 professores que participaram do CUNSC, e suas respostas foram manualmente agrupadas e categorizadas. No terceiro momento, já ao fim do ano de 2021, um pequeno grupo de professores, também dissidentes do CUNSC, foi reunido em um grupo focal para que compartilhassem suas experiências sobre avaliação na pandemia, para que fosse feito um balanço entre os dois momentos iniciais e o terceiro momento, em 2021.Downloads
Download data is not yet available.
References
ABAR, C. A. A. P. Educação Matemática na era digital. Unión Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 27, p. 13-28, 2011.
ALLAL, L. Estratégias de Avaliação Formativa: Concepções Psicopedagógicas e Modalidades de Aplicação. In: ALLAL, L.; CARDINET, J.; PERRENOUD, P. A Avaliação Formativa Num Ensino Diferenciado. Coimbra: Livraria Almedina, 1986.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição, Universidade Federal de Santa Catarina. 2013.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e proposições. 19 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MARQUES, P. P. M. R. Desafios impostos pelo ensino remoto emergencial nas práticas de professores de matemática. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2021/MSc_116_Pedro_Paulo_Mendes_da_Rocha_Marques.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
MORGAN, D. Focus group as qualitative research. Qualitative Research Methods Series. 16. London: Sage Publications, 1997.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, set. 2020.
SANTANA, C. L. S. E; BORGES SALES, K. M. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia covid-19. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 75-92, set. 2020.
SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo IRaMuTeQ: versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3. 2017.
VAZ, R. F. N; NASSER, L. Um estudo sobre o efeito halo na correção de provas. In: ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO, 7., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBEM, 2018.
VAZ, R. F.; NASSER, L. Em busca de uma avaliação mais “justa”. Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 10, p. 269-289, 28 dez. 2019.
VAZ. R. F. N.; NASSER, L.; LIMA, D. O. Avaliar para Aprender: um ato de insubordinação criativa. Revista @mbienteeducação, v. 14, p. 214-243, 2021.
VAZ, R. F. N., NASSER, L. Um Estudo sobre o Feedback Formativo na Avaliação em Matemática e sua Conexão com a Atribuição de Notas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 69, p. 1-21, abr. 2021
ALLAL, L. Estratégias de Avaliação Formativa: Concepções Psicopedagógicas e Modalidades de Aplicação. In: ALLAL, L.; CARDINET, J.; PERRENOUD, P. A Avaliação Formativa Num Ensino Diferenciado. Coimbra: Livraria Almedina, 1986.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição, Universidade Federal de Santa Catarina. 2013.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e proposições. 19 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MARQUES, P. P. M. R. Desafios impostos pelo ensino remoto emergencial nas práticas de professores de matemática. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2021/MSc_116_Pedro_Paulo_Mendes_da_Rocha_Marques.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
MORGAN, D. Focus group as qualitative research. Qualitative Research Methods Series. 16. London: Sage Publications, 1997.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, set. 2020.
SANTANA, C. L. S. E; BORGES SALES, K. M. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia covid-19. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 75-92, set. 2020.
SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo IRaMuTeQ: versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3. 2017.
VAZ, R. F. N; NASSER, L. Um estudo sobre o efeito halo na correção de provas. In: ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO, 7., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBEM, 2018.
VAZ, R. F.; NASSER, L. Em busca de uma avaliação mais “justa”. Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 10, p. 269-289, 28 dez. 2019.
VAZ. R. F. N.; NASSER, L.; LIMA, D. O. Avaliar para Aprender: um ato de insubordinação criativa. Revista @mbienteeducação, v. 14, p. 214-243, 2021.
VAZ, R. F. N., NASSER, L. Um Estudo sobre o Feedback Formativo na Avaliação em Matemática e sua Conexão com a Atribuição de Notas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 69, p. 1-21, abr. 2021
Downloads
Published
2023-08-31
Métricas
Visualizações do artigo: 98 PDF (Español (España)) downloads: 57
How to Cite
Rocha Marques, P. P. M. da ., Almeida, M. V. de ., & Esquincalha, A. da C. . (2023). Avaliação em Matemática ao Longo do Ensino Remoto . PARADIGMA, 44(5), 397–422. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p397-422.id1481
Issue
Section
Artículos