Avaliação em Matemática ao Longo do Ensino Remoto

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p397-422.id1481

Palavras-chave:

Avaliação, Matemática, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia de covid-19

Resumo

Dentre os inúmeros desafios que se apresentam para o professor de Matemática em suas práticas profissionais, avaliar é talvez aquele que provoca mais tensões nas relações pedagógicas. Durante a pandemia de covid-19 e o ensino remoto emergencial (ERE), como esses processos avaliativos se deram? Este artigo, relata uma investigação sobre as práticas avaliativas de professores de Matemática em três momentos distintos do ERE. No primeiro momento, 797 professores que ensinam Matemática foram consultados sobre suas práticas avaliativas nos primeiros meses de ERE, por meio do formulário de inscrição do curso de extensão Cada Um Na Sua Casa: Alguns caminhos para ensinar matemática remotamente (CUNSC). As respostas foram agrupadas e categorizadas com o auxílio do software IRaMuTeQ. No segundo momento, ao fim do ano letivo de 2020, voltamos a consultar um grupo de 125 professores que participaram do CUNSC, e suas respostas foram manualmente agrupadas e categorizadas. No terceiro momento, já ao fim do ano de 2021, um pequeno grupo de professores, também dissidentes do CUNSC, foi reunido em um grupo focal para que compartilhassem suas experiências sobre avaliação na pandemia, para que fosse feito um balanço entre os dois momentos iniciais e o terceiro momento, em 2021.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Mendes da Rocha Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Grupo TIME – Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação

Marcio Vieira de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Visitante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo, Grupo TIME – Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Modelagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Grupo TIME – Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação.

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Publicado

2023-08-31

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Como Citar

Rocha Marques, P. P. M. da ., Almeida, M. V. de ., & Esquincalha, A. da C. . (2023). Avaliação em Matemática ao Longo do Ensino Remoto . PARADIGMA, 44(5), 397–422. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p397-422.id1481