LA COLABORACIÓN DOCENTE EN ESTUDIOS DE CLASE EN LA PERSPECTIVA DE PROFESORES PARTICIPANTES

Authors

  • Adriana Richit (UFFS-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Brasil
    http://orcid.org/0000-0001-7363-060X
  • João Pedro da Ponte Correo (ULISBOA-Portugal) fredygonzalez@hotmail.com
    Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Portugal

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2017.p331-352.id613

Abstract

En este artículo se analiza la colaboración docente en estudios de clases, asumida como un proceso de desarrollo profesional. Fueron entrevistados siete profesores desde el primero hasta el tercer ciclo de enseñanza básica, quienes participaron en tres estudios de aula promovidos en escuelas públicas de Lisboa durante el lapso 2013-2014, bajo la coordinación de un equipo de investigadores del Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Las entrevistas, semiestructuradas, fueron realizadas en junio y julio de 2016 y analizadas en una perspectiva de investigación cualitativa e interpretativa. Los resultados apuntan a que en el contexto de un estudio de clase, la colaboración docente se concreta en el entrecruzamiento de tres aspectos principales: el compartir, la colaboración y el estímulo personal; manifestándose en especial en cuanto al planeamiento y realización de clases de investigación y en las actividades profesionales cotidianas.Palabras Clave: Cultura profesional de profesores, Colaboración, Estudios de Aula, Desarrollo profesional docente.ResumoO artigo analisa a colaboração docente em estudos de aula, encarados como um processo de desenvolvimento profissional. Foram entrevistados sete professores do 1.º ao 3.º ciclo de ensino básico, os quais participaram em três estudos de aula promovidos em escolas públicas de Lisboa em 2013-2014, sob a coordenação de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As entrevistas, semiestruturadas, foram realizadas em junho e julho de 2016 e analisadas na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa. Os resultados apontam que no contexto de um estudo de aula a colaboração docente se concretiza no entrecruzamento de três aspetos principais – a partilha, a cooperação e o estímulo pessoal–, manifestando-se em especial no planeamento e realização da aula de investigação e nas atividades profissionais cotidianas.Palavras-chave. Cultura profissional de professores. Colaboração. Estudos de Aula. Desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Richit (UFFS-Brasil), Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Brasil

Adriana Richitadrianarichit@gmail.comORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-0778-8198Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; BrasilDoutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP.Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade e Lisboa, Lisboa.Professora, nível adjunto IV, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS.Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias, GEPEM@Te membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-GPIMEM.

João Pedro da Ponte Correo (ULISBOA-Portugal), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Portugal

João Pedro da Ponte CorreoInstituto de Educação da Universidade de Lisboa, PortugalProfessor Catedrático em Didática da Matemática e Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.E-mail: jpponte@ie.ulisboa.pt.Endereço para correspondência: Instituto de Educação, Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa.

Published

2017-06-26

Métricas


Visualizações do artigo: 128     PDF (Español (España)) downloads: 86

How to Cite

Richit (UFFS-Brasil), A., & da Ponte Correo (ULISBOA-Portugal), J. P. (2017). LA COLABORACIÓN DOCENTE EN ESTUDIOS DE CLASE EN LA PERSPECTIVA DE PROFESORES PARTICIPANTES. PARADIGMA, 38(1), 331–352. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2017.p331-352.id613

Issue

Section

Dossier de Educación Matemática