UN ESTUDIO SOBRE EL CONCEPTO DE ESTRUCTURA ALGEBRAICA GRUPO EN SITUACIONES DIDÁCTICAS

Authors

  • Ana Paula Teles de Oliveira (UESB-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade Estadual do Salvador de Bahia (UESB)-Brasil
  • Ana Lucia Manrique (PUC/SP-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Brasil

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2018.p407-432.id662

Abstract

ResumenEn este artículo tenemos el objetivo de elaborar y analizar una actividad para la constitución del concepto de estructura algebraica grupo, desarrollándolas junto a participantes de nuestro grupo de investigación. Nuestra revisión de literatura reveló la necesidad de estudios sobre la enseñanza de la estructura algebraica grupo. La complejidad de la abstracción de ese contenido es enorme, por eso, incluso los alumnos que ya cursaron esta disciplina presentan grandes dificultades, o, aún, los conocimientos movilizados por los alumnos fueron, en su mayoría, de carácter operacional. De esta forma, creemos que, para solucionar, o al menos minimizar este problema, hay la necesidad de revisar la manera como ese contenido es organizado. Proponemos, por lo tanto, presentación inicial de ejemplos, seguidos de definición, para así, construir actividades con el objetivo de enseñar el concepto de grupo.Palabras Clave: Estructura algebraica grupo, Teoría de las Situaciones Didácticas, Design ExperimentsA STUDY ON THE CONCEPT OF GROUP ALGEBRAIC STRUCTURE IN DIDACTIC SITUATIONSAbstractIn this article we have the objective of elaborating and analyzing an activity for the constitution of the concept of algebraic group structure, developing them together with participants of our research group. Our literature review has revealed the need for studies on the teaching of algebraic structure group. The complexity of the abstraction of this content is enormous, so even the students who have already studied these subject present great difficulties, or even the knowledge mobilized by the students was, for the most part, of an operational nature. Thus, we believe that in order to solve or at least minimize this problem, there is a need to review the way this content is organized. We propose, therefore, an initial presentation of examples, followed by definition, in order to construct activities with the objective of teaching the group concept.Keywords: Algebraic structure group, Theory of Didactic Situations, Design Experiments.UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ESTRUTURA ALGÉBRICA GRUPO EM SITUAÇÕES DIDÁTICASResumoNeste artigo temos o objetivo de elaborar e analisar uma atividade para a constituição do conceito de estrutura algébrica grupo, desenvolvendo-as junto a participantes de nosso grupo de pesquisa. Nossa revisão de literatura revelou a necessidade de estudos sobre o ensino de estrutura algébrica grupo. A complexidade da abstração desse conteúdo é enorme, por isso, mesmo os alunos que já cursaram essa disciplina apresentam grandes dificuldades, ou, ainda, os conhecimentos mobilizados pelos alunos foram, em sua maioria, de caráter operacional. Dessa forma, acreditamos que, para solucionar, ou ao menos minimizar esse problema, há a necessidade de se rever a maneira como esse conteúdo é organizado. Propomos, portanto, apresentação inicial de exemplos, seguidos de definição, para assim, construirmos atividades com o objetivo de ensinar o conceito de grupo.Palavras-chave: Estrutura algébrica grupo, Teoria das Situações Didáticas, Design Experiments.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Teles de Oliveira (UESB-Brasil), Universidade Estadual do Salvador de Bahia (UESB)-Brasil

Ana Paula Teles de Oliveira Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente, é professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior, mais especificamente no estudo do ensino da Álgebra para os cursos de licenciatura em Matemática

Ana Lucia Manrique (PUC/SP-Brasil), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Brasil

Ana Lúcia Manrique Possui Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Mestrado em Ensino de Matemática (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente, é professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra e Educação Inclusiva.

Published

2018-06-27

Métricas


Visualizações do artigo: 89     PDF (Español (España)) downloads: 42

How to Cite

Teles de Oliveira (UESB-Brasil), A. P., & Manrique (PUC/SP-Brasil), A. L. (2018). UN ESTUDIO SOBRE EL CONCEPTO DE ESTRUCTURA ALGEBRAICA GRUPO EN SITUACIONES DIDÁCTICAS. PARADIGMA, 39(1), 407–432. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2018.p407-432.id662