A REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Authors

  • Jéssica Souza Martins (UFRGS-Brasil) jessicamartins.real@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Brasil.
  • Olivia Morais De Medeiros Neta (UFRGS-Brasil) olivianeta@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Brasil.
  • Nadia Aurora Vanti Vitullo (UFRGS-Brasil) nadia.ufrn@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Brasil.

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p162 - 196.id724

Abstract

El estudio de la producción científica de la Historia de la Educación permite presentar una visión general sobre la configuración de este campo de estudio, siendo posible, a partir de la Ley de Lotka, detectar la productividad de los autores, además de las contribuciones de las regiones, instituciones, tipos de publicaciones, forma de publicación y las temáticas más desarrolladas. Se pretende investigar la comunicación científica del área de la Educación, particularmente de la Historia de la Educación, por medio de los trabajos disponibles en la Revista Brasileña de la Historia de la Educación (RBHE). La metodología para la realización de la investigación se dio por la recolección de informaciones de las 482 publicaciones, con el apoyo de los fundamentos del análisis documental de Bardin (2010), además de la utilización de los principios estáticos de Bussab y Morettin (2013, 2008) y del uso de los " apuntes de Lotka (1926). El resultado de los análisis indica que la producción nacional representa más del 80% del corpus de la revista, además de la contribución única por autor, que es más del 20% por encima de lo estipulado por la Ley de Lotka. Se concluye que la revista demuestra una gran dispersión entre las contribuciones individuales y en coautoría, ya sean nacionales o extranjeras, además de divergir del presupuesto por Lotka.RESUMOO estudo da produção científica da História da Educação permite apresentar uma visão geral sobre a configuração deste campo de estudo, sendo possível, a partir da Lei de Lotka, detectar a produtividade dos autores, além das contribuições das regiões, instituições, tipos de publicações, forma de publicação e as temáticas mais desenvolvidas. Objetiva-se investigar a comunicação científica da área da Educação, particularmente da História da Educação, por meio dos trabalhos disponíveis na Revista Brasileira da História da Educação (RBHE). A metodologia para a realização da pesquisa se deu pela coleta de informações das 482 publicações, com o suporte dos fundamentos da análise documental de Bardin (2010), além da utilização dos princípios estáticos de Bussab e Morettin (2013, 2008) e do uso dos apontamentos de Lotka (1926). O resultado das análises indicaque aprodução nacional representa mais de 80% do corpus da revista, além da contribuição única por autor, que é mais de 20% acima do estipulado pela Lei de Lotka. Conclui-se que a revista demonstra uma grande dispersão entre as contribuições individuais e em coautoria, sejam elas nacionais ou estrangeiras, além de divergir do pressuposto por Lotka. Também é possível detectar temáticas principais, como “educação”, “história” e “ensino”.ABSTRACTThe study of the scientific production of the History of Education allows to present an overview on the configuration of this field of study, being possible, from the Law of Lotka, to detect the productivity of the authors, besides the contributions of the regions, institutions, types of publications, form of publication and the most developed themes. The objective of this study is to investigate the scientific communication in the area of Education, particularly in the History of Education, through the works available in the Brazilian Journal of Education History (RBHE). The methodology for conducting the research was based on the collection of information from the 482 publications, supported by Bardin's documentary analysis (2010), as well as the use of the static principles of Bussab and Morettin (2013, 2008) and the use of notes of Lotka (1926). The result of the analyzes indicates that the national production represents more than 80% of the magazine's corpus, in addition to the single contribution per author, which is more than 20% above that stipulated by Lotka's Law. It is concluded that the journal shows a great dispersion between individual and co-author contributions, be they national or foreign, besides diverging from the assumption by Lotka. It is also possible to detect major themes such as "education", "history" and "teaching".

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Author Biographies

Jéssica Souza Martins (UFRGS-Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Brasil.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria, comunicação científica, campo científico, comunidade científica, ciência-informação e história da educação. Atualmente, Mestranda em Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com estudos sobre a elaboração, desenvolvimento e difusão das memórias a partir da comunicações científicas da Educação Profissional. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1831-9277

Olivia Morais De Medeiros Neta (UFRGS-Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Brasil.

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professoraorientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de PósGraduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America (ISSN 2596-0113).

Nadia Aurora Vanti Vitullo (UFRGS-Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Brasil.

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e responsável pela Linha Estudos Métricos da Informação em CT&I do Grupo de Pesquisa Informação na Sociedade Contemporânea da UFRN. Os principais temas de pesquisa que desenvolve são relacionados à produção científica e aos estudos métricos da informação, tais como bibliometria, cientometria, informetria, webometria, cibermetria e altmetria.

Published

2019-09-03

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How to Cite

Souza Martins (UFRGS-Brasil), J., Morais De Medeiros Neta (UFRGS-Brasil), O., & Vanti Vitullo (UFRGS-Brasil), N. A. (2019). A REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. PARADIGMA, 40(1), 162–196. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p162 - 196.id724