MÁS ALLÁ DEL ACCESO: LA POLÍTICA DE CUOTAS Y EL ABANDONO ESCOLAR EN EL INSTITUTO FEDERAL DE PARANÁ, CAMPUS PARANAGUÁ

Autores/as

  • Xana Machado Kostrycki xana.kostrycki@ifpr.edu.br
    Instituto Federal do Paraná (IFPR) Paranaguá, PR, Brasil
  • Sandra Terezinha Urbanetz sandra.urbanetz@ifpr.edu.br
    Instituto Federal do Paraná Curitiba, PR, Brasil

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p90-115.id1196

Palabras clave:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ensino médio integrado, cotistas, abandono escolar.

Resumen

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as principais causas do abandono escolar dos estudantes atendidos pela política de cotas nos cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná,  IFPR – campus Paranaguá. Com abordagem qualiquantitativa, procurou identificar os elementos que justificam ou explicam o abandono escolar nos referidos cursos. A investigação teve como delimitação do período amostral o recorte dos anos de 2015 a 2018, envolvendo estudantes dos cursos de ensino médio integrado em Informática, Mecânica e Meio Ambiente, constatando-se um índice de abandono de 34% sendo que, destes, 78% dentre os estudantes cotistas. Quanto às categorias de cotas, o grupo de estudantes com renda familiar inferior a 1,5 salários-mínimos corresponde a 47% e estudantes pretos e pardos, 50% dos casos de abandono escolar. Através de entrevistas, foram evidenciadas que as causas motivadoras do abandono escolar envolvem demandas de mobilidade; limitações dos programas de assistência estudantil; dificuldades pedagógicas; e a dificuldade de conciliar os estudos com a urgência de inserção no mercado de trabalho.

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Citas

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Publicado

01-01-2023

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Cómo citar

Kostrycki, X. M., & Urbanetz, S. T. (2023). MÁS ALLÁ DEL ACCESO: LA POLÍTICA DE CUOTAS Y EL ABANDONO ESCOLAR EN EL INSTITUTO FEDERAL DE PARANÁ, CAMPUS PARANAGUÁ. PARADIGMA, 44(1), 90–115. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p90-115.id1196

Número

Sección

Artículos