MÁS ALLÁ DEL ACCESO: LA POLÍTICA DE CUOTAS Y EL ABANDONO ESCOLAR EN EL INSTITUTO FEDERAL DE PARANÁ, CAMPUS PARANAGUÁ

Autores

  • XANA KOSTRYCKI xana.kostrycki@ifpr.edu.br
    IFPR
  • Sandra Terezinha Urbanetz sandra.urbanetz@ifpr.edu.br
    Instituto Federal do Paraná Curitiba, PR, Brasil

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p90-115.id1196

Palavras-chave:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ensino médio integrado, cotistas, abandono escolar.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as principais causas do abandono escolar dos estudantes atendidos pela política de cotas nos cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná,  IFPR – campus Paranaguá. Com abordagem qualiquantitativa, procurou identificar os elementos que justificam ou explicam o abandono escolar nos referidos cursos. A investigação teve como delimitação do período amostral o recorte dos anos de 2015 a 2018, envolvendo estudantes dos cursos de ensino médio integrado em Informática, Mecânica e Meio Ambiente, constatando-se um índice de abandono de 34% sendo que, destes, 78% dentre os estudantes cotistas. Quanto às categorias de cotas, o grupo de estudantes com renda familiar inferior a 1,5 salários-mínimos corresponde a 47% e estudantes pretos e pardos, 50% dos casos de abandono escolar. Através de entrevistas, foram evidenciadas que as causas motivadoras do abandono escolar envolvem demandas de mobilidade; limitações dos programas de assistência estudantil; dificuldades pedagógicas; e a dificuldade de conciliar os estudos com a urgência de inserção no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ana Carolina de. Trajetórias de escolarização, vida escolar e abandono no curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena MG. Dissertação (mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/files/2015/08/Ana-Carolina-de-Almeida.pdf. Acessado em 03 de junho de 2020.

ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Relatório, Comissão de Especial de estudos sobre a evasão nas Universidade Públicas Brasileira, 1994. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001613.pdf. Acessado em 03 de junho de 2020.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil, DF. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acessado em 11 de setembro de 2018.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acessado em 19 de junho de 2020.

__________. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: documento base. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acessado em 06 de março de 2020.

_______. Lei Nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acessado em 01 de setembro de 2018.

_______. Lei Nº 12.711 de 29 de Agosto de 2012. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm Acessado em 11 de setembro de 2018.

_______, Um Novo Modelo em Educação Profissional e Tecnológica, concepções e diretrizes. Ministério da Educação, 2010.

BRASIL / MEC / CONAE. Conferência Nacional de Educação. 2010. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/CONAE2010_doc_final.pdf. Acesso em 4 de novembro de 2018.

COELHO. Alexsandra Joelma Dal Pizzol. Permanência e Abandono Escolar Na Educação Profissional: um estudo sobre Instituições Federais de Joinville e Jaraguá do Sul. Dissertação de Mestrado: UTFPR: 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1030?mode=full. Acessado em 13 de agosto de 2019.

DORE, Rosemary. LÜSCHER, Ana Zuleima. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós - Graduação, Brasília, v. 8, n 1, dez, 2011.

DORE, Rosemary. ARAÚJO, Adilson César de. MENDES, Josué de Sousa. Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014. Disponivel em: http://proen.ifpa.edu.br/documentos-1/eventos-proen/ii-forum-de-assistencia-estudantil/1300-livro-dore-et-al/file Acessado em 6 de novembro de 2018.

HEIJMANS, Rosemery D.; FINI, Roberto.; LÜSCHER, Ana Z. Insucesso, fracasso, abandono, evasão… um debate multifacetado. In: CUNHA, D. M. et al. (Orgs.). Formação/Profissionalização de Professores e Formação Profissional e Tecnológica: Fundamentos e reflexões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora PUC-Minas, 2013.

LIMA, Iuri Pieroni. Ações Afirmativas: um retrato do Instituto Federal de Brasília. Trabalho de Conclusão de Curso - Departamento de Serviço Social da UNB, 2013. Disponivel em http://bdm.unb.br/bitstream/10483/6109/1/2013_IuriPieronideLima.pdf. Acessado em 11 de setembro de 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hecitec, 2014.

PELISSARI, Lucas Barbosa. O Fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a educação profissional técnica de nível médio. Dissertação de Mestrado: UTFPR: 2012. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/27670/R%20-%20D%20-%20PELISSARI%2c%20LUCAS%20BARBOSA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em 13 de agosto de 2019.

PAIXÃO, Edmilson Leite. DORE, Rosemary; MARGIOTTA, Umberto; LAUDARES, João Bosco. Transição escola – trabalho e perfis de estudantes evadidos e diplomados na educação profissional técnica no Brasil. In: DORE, Rosemary; ARAÚJO, Adilson César de. MENDES, Josué de Sousa (Org.). Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014. p. 315- 342. Disponível em: http://proen.ifpa.edu.br/documentos-1/eventos-proen/ii-forum-de-assistencia-estudantil/1300-livro-dore-et-al/file. Acessado em 24 de junho de 2020.

SADER, Emir. Prefacio in MÉSZÁROS, Istávan. A Educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2.ed. - São Paulo: Boitempo, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v.12 n.34. jan/abril 2007.

SILVA, Monica Ribeiro da; PELISSARI, Lucas Barbosa; STEIMBAC, Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. In: Juventude e ensino médio: sentidos e significados da experiência escolar. Curitiba: UFPR / Setor de educação, 2016.

SILVA, Denise Bianca Maduro. Estudo comparado sobre evasão escolar na educação profissional - Brasil e Argentina. Belo Horizonte, 2018. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B46K7S/1/denise_bianca_maduro_silva_tese_doutoral.pdf. Acessado em 20 de junho de 2020.

ZANIM, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho. Abandono e permanência escolar na educação profissional e tecnológica: olhares de trabalhadores da educação do Instituto Federal de Santa Catarina. Curitiba, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4665. Acessado em 25 de março de 2020.

Publicado

2023-01-01

Métricas


Visualizações do artigo: 162     PDF (Español (España)) downloads: 108

Como Citar

KOSTRYCKI, X., & Urbanetz, S. T. (2023). MÁS ALLÁ DEL ACCESO: LA POLÍTICA DE CUOTAS Y EL ABANDONO ESCOLAR EN EL INSTITUTO FEDERAL DE PARANÁ, CAMPUS PARANAGUÁ. PARADIGMA, 44(1), 90–115. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p90-115.id1196

Edição

Seção

Artículos