A Avaliação da Matemática Escolar na Escola Normal de Espírito Santo (1908-1930)

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p215-240.id1474

Palabras clave:

avaliação da matemática escolar, Escola Normal, exames internos e externos

Resumen

Analisa os processos avaliativos da matemática escolar na Escola Normal do Espírito Santo-Brasil, no período de 1908 a 1930, espaço temporal em que ocorreram as Reformas de Gomes Cardim e Attílio Vivacqua. Embasado em princípios teóricos da História Cultural, descreve, por meio de documentos oficiais e discursos de autoridades da instrução pública, as características dos exames e provas aos quais os alunos do Ensino Normal deveriam ser submetidos. Conclui que os processos avaliativos aplicados no período eram lentos, rigorosos e realizados sob forte fiscalização. Incluíam, além dos trabalhos escolares, lições e sabatinas: exames parciais, finais, de habilitação ao magistério, de admissão e de suficiência.

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Biografía del autor/a

Rosiane Pereira Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, Brasil. Pesquisadora em Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Professora Efetiva de Matemática e atualmente, Assessora da Gerência de Avaliação na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo.

Moyses Gonçalves Siqueira Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutorado (Université de Limoges - UNILIM/França e Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/Brasil, 2013/15); Doutorado em Educação - Área de Concentração: História da Educação Matemática - UNICAMP (2008); Mestrado em Educação - Área de Concentração: Educação Matemática - UFES (1999); Licenciado em Matemática - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santana/SP (1986). Professor Associado III da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador Adjunto (2018 - 2020) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES, 2013 - Atual)

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Publicado

31-08-2023

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Cómo citar

Lima, R. P. ., & Siqueira Filho, M. G. . (2023). A Avaliação da Matemática Escolar na Escola Normal de Espírito Santo (1908-1930). PARADIGMA, 44(5), 215–240. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p215-240.id1474