A Avaliação da Matemática Escolar na Escola Normal de Espírito Santo (1908-1930)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p215-240.id1474Palavras-chave:
avaliação da matemática escolar, Escola Normal, exames internos e externosResumo
Analisa os processos avaliativos da matemática escolar na Escola Normal do Espírito Santo-Brasil, no período de 1908 a 1930, espaço temporal em que ocorreram as Reformas de Gomes Cardim e Attílio Vivacqua. Embasado em princípios teóricos da História Cultural, descreve, por meio de documentos oficiais e discursos de autoridades da instrução pública, as características dos exames e provas aos quais os alunos do Ensino Normal deveriam ser submetidos. Conclui que os processos avaliativos aplicados no período eram lentos, rigorosos e realizados sob forte fiscalização. Incluíam, além dos trabalhos escolares, lições e sabatinas: exames parciais, finais, de habilitação ao magistério, de admissão e de suficiência.Downloads
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Referências
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Publicado
2023-08-31
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Como Citar
Lima, R. P. ., & Siqueira Filho, M. G. . (2023). A Avaliação da Matemática Escolar na Escola Normal de Espírito Santo (1908-1930). PARADIGMA, 44(5), 215–240. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p215-240.id1474
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Seção
Artículos