Características da avaliação reveladas por licenciandos em matemática na correção de problemas de partilha
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p469-493.id1484Palabras clave:
Problemas de Partilha, Gerações da Avaliação, Funções da avaliação, Tipologia dos ConteúdosResumen
O presente artigo tem por objetivo analisar as características da avaliação reveladas pelos licenciandos em matemática, quando corrigem as estratégias de resolução de problemas de partilha mobilizadas por estudantes da Educação Básica. Para tanto, sistematizamos nossa pesquisa em duas etapas, primeiramente convidamos dois estudantes dos períodos finais da Licenciatura em Matemática de uma instituição pública Federal de Pernambuco para participarem do estudo, que desenvolveram uma atividade de correção dos problemas de partilha junto a um questionário elaborado a partir de protocolos gentilmente cedidos por Almeida (2016) e Oliveira e Câmara (2011). Na segunda etapa, buscamos por elementos capazes de dar um maior aporte às discussões e estruturamos um questionário pessoal para identificar as relações do licenciando para com a avaliação da aprendizagem matemática. Para o tratamento dos dados organizamos as análises por meio dos autores que fundamentam nossas discussões teóricas. Nossas discussões giram em torno de tentar caracterizar as ideias avaliativas dos licenciandos de acordo com as Gerações da avaliação, Funções e Tipologias. Nossos resultados apontam que os licenciandos revelam transitar entre concepções a respeito do que é avaliar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
ALMEIDA, J. R. Níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico: um modelo para os problemas de partilha de quantidade. 2016. 200 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/7451/2/Jadilson%20Ramos%20de%20Almeida.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
BARINO, M. E. A. Investigando as ações e critérios docentes para avaliar em Matemática. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5950/1/mariaedaamadeubarino.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
CAMARA DOS SANTOS, M.; ARAÚJO, A, J; SILVA, N. K. B. N. Avaliar com os pés no chão... da classe de matemática. In: CARVALHO, M. H. C. (Org.). Avaliar com os pés no chão da escola: reconstruindo a prática pedagógica no ensino fundamental. Recife: Universitária da UFPE, 2000. p. 119-148.
CHAMBERS, P.; TIMLIN, R. Avaliação. In: CHAMBERS, P.; TIMLIN, R. Ensinando matemática para adolescentes. Trad. Gabriela Wondracek. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
FARIA, R. W. S. C. Os conteúdos da aprendizagem e o raciocínio proporcional. RELVA, Juara/MT/Brasil, v. 6, n. 1, p. 251-272, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/3781/3026. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
FISCHER, M. C. B. Os formadores de professores de matemática e suas práticas avaliativas. In: Avaliação em matemática: história e perspectivas atuais. VALENTE, W. R. (org.). Campinas, SP: Papirus, 2015. p. 75-100
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ARTEMED Editora, 2001.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 35. ed. [rev.]. Porto Alegre: 2005.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 35. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.
HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Tradução de Beth Honorato. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
LIMA, K. S. Compreendendo as concepções de avaliação de professores de física através da teoria dos construtos pessoais. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/bitstream/tede2/5911/2/Kilma%20da%20Silva%20Lima.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
LOPES, C. E. Discutindo ações avaliativas para as aulas de matemática. In: LOPES, C. E; MUNIZ, M. I. S. (Org.). O processo de avaliação nas aulas de matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 135-149
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MUNIZ, M. I. S; SANTINHO, M. S. Focalizando o processo de avaliação na formação contínua de professores de matemática. In: LOPES, C. E; MUNIZ, M. I. S. (Org.). O processo de avaliação nas aulas de matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 41-68.
OLIVEIRA, I; CÂMARA, M. Problemas de estrutura algébrica: uma análise comparativa entre as estratégias utilizadas no Brasil e no Québec. In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife, 2011. Disponível em: https://periscope-r.quebec/full-text/recife_brasil.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
PERRENOUD, P. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
REGO, A. M. C. A formação de professores em Química e Física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de Avaliação da Aprendizagem: uma análise documental à luz da Teoria dos Construtos Pessoais e das Gerações da Avaliação. 112f. Recife, 2019. Dissertação (Educação em Ciência e Matemática). UFPE-CAA, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36953/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Maria%20da%20Cunha%20Rego.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SERRAZINA, L. A formação para o ensino de Matemática: perspectivas futuras. Educação Matemática em Revista. n. 14 – Agosto. p. 67-73, 2003. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1090/617. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
SILVA, A. R. Avaliação em matemática: o que licenciandos revelam ao avaliarem diferentes estratégias mobilizadas por estudantes da educação básica? 140 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
SILVA, J. F. Avaliação formativa: pressupostos teóricos e práticos. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.
VIANA, K. S. L. Avaliação da experiência: uma perspectiva de avaliação para o ensino das ciências da natureza. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, p. 226. 2014.
ZABALA, A. A avaliação. In: ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 195-224.
BARINO, M. E. A. Investigando as ações e critérios docentes para avaliar em Matemática. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5950/1/mariaedaamadeubarino.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
CAMARA DOS SANTOS, M.; ARAÚJO, A, J; SILVA, N. K. B. N. Avaliar com os pés no chão... da classe de matemática. In: CARVALHO, M. H. C. (Org.). Avaliar com os pés no chão da escola: reconstruindo a prática pedagógica no ensino fundamental. Recife: Universitária da UFPE, 2000. p. 119-148.
CHAMBERS, P.; TIMLIN, R. Avaliação. In: CHAMBERS, P.; TIMLIN, R. Ensinando matemática para adolescentes. Trad. Gabriela Wondracek. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
FARIA, R. W. S. C. Os conteúdos da aprendizagem e o raciocínio proporcional. RELVA, Juara/MT/Brasil, v. 6, n. 1, p. 251-272, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/3781/3026. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
FISCHER, M. C. B. Os formadores de professores de matemática e suas práticas avaliativas. In: Avaliação em matemática: história e perspectivas atuais. VALENTE, W. R. (org.). Campinas, SP: Papirus, 2015. p. 75-100
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ARTEMED Editora, 2001.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 35. ed. [rev.]. Porto Alegre: 2005.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 35. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.
HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Tradução de Beth Honorato. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
LIMA, K. S. Compreendendo as concepções de avaliação de professores de física através da teoria dos construtos pessoais. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/bitstream/tede2/5911/2/Kilma%20da%20Silva%20Lima.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
LOPES, C. E. Discutindo ações avaliativas para as aulas de matemática. In: LOPES, C. E; MUNIZ, M. I. S. (Org.). O processo de avaliação nas aulas de matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 135-149
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MUNIZ, M. I. S; SANTINHO, M. S. Focalizando o processo de avaliação na formação contínua de professores de matemática. In: LOPES, C. E; MUNIZ, M. I. S. (Org.). O processo de avaliação nas aulas de matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 41-68.
OLIVEIRA, I; CÂMARA, M. Problemas de estrutura algébrica: uma análise comparativa entre as estratégias utilizadas no Brasil e no Québec. In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife, 2011. Disponível em: https://periscope-r.quebec/full-text/recife_brasil.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
PERRENOUD, P. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
REGO, A. M. C. A formação de professores em Química e Física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de Avaliação da Aprendizagem: uma análise documental à luz da Teoria dos Construtos Pessoais e das Gerações da Avaliação. 112f. Recife, 2019. Dissertação (Educação em Ciência e Matemática). UFPE-CAA, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36953/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Maria%20da%20Cunha%20Rego.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SERRAZINA, L. A formação para o ensino de Matemática: perspectivas futuras. Educação Matemática em Revista. n. 14 – Agosto. p. 67-73, 2003. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1090/617. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
SILVA, A. R. Avaliação em matemática: o que licenciandos revelam ao avaliarem diferentes estratégias mobilizadas por estudantes da educação básica? 140 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
SILVA, J. F. Avaliação formativa: pressupostos teóricos e práticos. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.
VIANA, K. S. L. Avaliação da experiência: uma perspectiva de avaliação para o ensino das ciências da natureza. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, p. 226. 2014.
ZABALA, A. A avaliação. In: ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 195-224.
Descargas
Publicado
31-08-2023
Métricas
Visualizações do artigo: 93 PDF downloads: 45
Cómo citar
Silva, A. R. da ., & Almeida, J. R. de . (2023). Características da avaliação reveladas por licenciandos em matemática na correção de problemas de partilha. PARADIGMA, 44(5), 469–493. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p469-493.id1484
Número
Sección
Artículos