Características da avaliação reveladas por licenciandos em matemática na correção de problemas de partilha

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p469-493.id1484

Palavras-chave:

Problemas de Partilha, Gerações da Avaliação, Funções da avaliação, Tipologia dos Conteúdos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as características da avaliação reveladas pelos licenciandos em matemática, quando corrigem as estratégias de resolução de problemas de partilha mobilizadas por estudantes da Educação Básica. Para tanto, sistematizamos nossa pesquisa em duas etapas, primeiramente convidamos dois estudantes dos períodos finais da Licenciatura em Matemática de uma instituição pública Federal de Pernambuco para participarem do estudo, que desenvolveram uma atividade de correção dos problemas de partilha junto a um questionário elaborado a partir de protocolos gentilmente cedidos por Almeida (2016) e Oliveira e Câmara (2011). Na segunda etapa, buscamos por elementos capazes de dar um maior aporte às discussões e estruturamos um questionário pessoal para identificar as relações do licenciando para com a avaliação da aprendizagem matemática. Para o tratamento dos dados organizamos as análises por meio dos autores que fundamentam nossas discussões teóricas. Nossas discussões giram em torno de tentar caracterizar as ideias avaliativas dos licenciandos de acordo com as Gerações da avaliação, Funções e Tipologias. Nossos resultados apontam que os licenciandos revelam transitar entre concepções a respeito do que é avaliar.

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Biografia do Autor

Andreza Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Mestra em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Atualmente é professora substituta do Núcleo de Formação Docente da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste (UFPE-CAA) Faz parte do grupo de pesquisa Al Jabr em história, epistemologia e didática da álgebra.

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE) Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Professor na  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Líder do grupo de pesquisa Al Jabr em história, epistemologia e didática da álgebra.

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Publicado

2023-08-31

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Como Citar

Silva, A. R. da ., & Almeida, J. R. de . (2023). Características da avaliação reveladas por licenciandos em matemática na correção de problemas de partilha. PARADIGMA, 44(5), 469–493. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p469-493.id1484