FORMACIÓN PROFESIONAL, INSERCIÓN SOCIAL Y SECUNDARIA INTEGRADA EN IFRO CAMPUS JI-PARANÁ

Auteurs

DOI :

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p780-801.id1293

Mots-clés :

Trabajo, Educación, Movilidad Social

Résumé

La educación técnica integrada al bachillerato ofrecida en los Institutos Federales pasó por un período de expansión y se convirtió en una de las principales modalidades de formación profesional en Brasil. El objetivo de este estudio fue investigar la contribución a los jóvenes acerca de los conocimientos adquiridos en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. La investigación realizada es de carácter bibliográfico, documental y de campo. Los procedimientos metodológicos de análisis se organizaron a la luz del materialismo histórico-dialéctico. Los resultados encontrados indican que la dimensión teórica de la enseñanza ha sido evaluada positivamente, aunque la práctica merezca atención. El IFRO ha contribuido al acceso a la universidad, pero también ha ayudado a reforzar el concepto de que la educación se convierte en un factor de producción, evaluación y empleabilidad. Se concluye que para que haya desarrollo social es necesario garantizar el acceso al trabajo digno a todos los trabajadores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Juliano Viliam Cenci , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Batatais (CLARETIANO) e Bacharelado em Educação Física pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é professor do Instituto Federal de Rondônia Campus Ji Paraná (IFRO). Possuí experiência em Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar.

Marilsa Miranda de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possuí Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutorado em Educação escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente em Políticas educacionais, Trabalho e educação, Educação do Campo e das populações tradicionais da Amazônia.

Références

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão [recurso eletrônico]: o novo proletariado de serviços na era digital. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conheça as características das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a lista de suas unidades. 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em: 21 de mar. de 2021.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Lei que Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 21 de mar. de 2021.

BRASIL/MEC/SETEC. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Técnico: Documento Base, Brasília: dezembro de 2007.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: http//www.esforce.org.br. Acesso em: 19 de fev. 2021.

COSTA, Aline Moraes da. Educação profissional e interiorização: o caso de Volta Redonda como expressão do nacional. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e Contradição: Elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva 30 anos depois: Regressão Social e Hegemonia às Avessas. Revista Trabalho Necessário. Ano 13, número 20. 2015. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8619. Acesso em: 28 de nov. 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.

GENTILI, Pablo. Que há de novo nas novas formas de exclusão educativa? Neoliberalismo, trabalho e educação. Educação e Realidade, v.20, n.1, p.191-202, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71754/0. Acesso em: 19 de fev. 2021.

IFRO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. [Documento Interno]. Ji Paraná/RO. 2015a.

IFRO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio. [Documento Interno]. Ji Paraná/RO. 2015b.

IFRO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. [Documento Interno]. Ji Paraná/RO. 2017a.

KUENZER, Acácia. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. [Tradução Newton Ramos de Oliveira]. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

MÉZSÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Ensaio, 1996.

PACHECO, Eliezer. Desvendando os institutos federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, 4(1), 1-22. 2020.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei. Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. (orgs.) Brasília: Ed. IFB, 2017. (cap. 1, p. 20 – 43).

SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI. (Org). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

Téléchargements

Publiée

2022-09-25

Métricas


Visualizações do artigo: 86     PDF (Español (España)) downloads: 78

Comment citer

Viliam Cenci , J. ., & Miranda de Souza, M. . (2022). FORMACIÓN PROFESIONAL, INSERCIÓN SOCIAL Y SECUNDARIA INTEGRADA EN IFRO CAMPUS JI-PARANÁ. PARADIGMA, 43(3), 780–801. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p780-801.id1293