Políticas educacionais em tempos de mercantilização do setor público

Auteurs

DOI :

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p01-12.id1521

Mots-clés :

Editorial

Résumé

Editorial

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 18, p. 8-28, 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.pdf Acesso em: 22 out. 2020.

BALL, Stephen J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal.Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2014.

BALL, Stephen; YOUDELL, Deborah. Hidden privatisation in public education. Education International;Institute of Education, University of London, London,2007. Disponível em:https://www.ei-ie.org/en/item/25671:hidden-privatisation-in-public-education. Acesso em: 27 abr. 2020.

BARTLETT, Will; LE GRAND, Julian. The theory of quasi-markets. In: LE GRAND, Julian; BARTLETT, Will. Quasi-Markets and social policy. London: McMillan Press, 1993.

CHAUÍ, Marilena. Introdução. Democracia e educação como direito. In: LIMA, Idalice RibeiroS.; OLIVEIRA, RégiaC. Ademolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre: Zouk, 2021, 524 p.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a Revolução no século XXI.São Paulo: Boitempo, 2017.

DARDOT, Pierre et al. A escolha da guerra civil: uma outra história do neoliberalismo. São Paulo: Elefante, 2021.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Anatomia do novo neoliberalismo. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, jul. 2019 Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/591075-anatomia-do-novo-neoliberalismo-artigo-de-pierre-dardot-e-christian-laval#. Acesso em: 03 out. 2021.

FRASER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo, 2020.

HILL, Dave. O neoliberalismo global, a resistência e a deformação daeducação. Currículo sem Fronteiras, [S.l.],v. 3, n. 2, p. 24-59, jul./dez. 2003.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019.

LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação democrática: a revolução escolar iminente.Petrópolis: Vozes, 2023.

LÖWY, Michael. Estado, democracia e alternative socialista na era neoliberal. Diálogo coordenado por Pablo Gentili, Luis Fernandes e Emilio Taddei. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (org.). Pós-neoliberalismo II: que estado para que democracia?. Petrópolis: Vozes, 1999.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

PERONI, Vera Maria Vidal. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 18, p. 1-27, 2018a.

PERONI, Vera Maria Vidal. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação. In: PERONI, Vera Maria Vidal; LIMA, Paula Valim de; KADER, Carolina Rosa (org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. São Leopoldo: Oikos, 2018b.

PERONI, Vera Maria Vidal; GARCIA, Teise. Diálogos sobre distintas formas de privatização: caminhadas de pesquisa sobre o tema.DOSSIÊ – Processos de privatização da educação em países latino-americanos. Educ. Rev., v. 36, 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/j/er/a/cKXvW66YDtVZbXmMzkNJrYq/#. Acesso em: 30 ago. 2023.

SOUZA, Ângelo R. de. A teoria da agenda globalmente estruturada para a educação e sua apropriação pela pesquisa em políticas educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 463-485, 2016. DOI: 10.21573/vol32n22016.63947. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/63947. Acesso em: 9 set. 2023.

SOUZA, Sandra Zákia Lian de; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24. n. 84, p. 873-895, set. 2003.

Téléchargements

Publiée

2023-11-04

Métricas


Visualizações do artigo: 137     PDF (Español (España)) downloads: 138

Comment citer

Silva, M. V. ., Garcia, L. T. dos S. ., & Sousa, A. da S. Q. . (2023). Políticas educacionais em tempos de mercantilização do setor público. PARADIGMA, 44(5), 01–12. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p01-12.id1521