CAMINHOS DA UNIVERSIDADE RUMO AO SÉCULO XXI: PONTOS E ESTRATÉGIAS PARA A SUA ORIENTAÇÃO NA VISÃO DE EDUCADORES BRASILEIROS
DOI :
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2000.p9-52.id249Résumé
RESUMOA principal preocupação desse estudo é, através das reflexões nele contidas, apontar caminhos que poderão contribuir para que as nossas universidades, face a inevitável globalização, possam se instrumentalizar coesamente, de tal maneira que cumpram sua missão, na formação e transformação do homem. Para tal, organizamos esse trabalho sobre a universidade partindo de sua gênese, passando pelo momento atual e chegando até as perspectivas que se tem da universidade pretendida para o próximo milênio, para isso coletamos dados que nos possibilitaram analisar alguns de seus problemas e, através dessa análise procuramos alivanhar algumas possíveis soluções frente ao emergente século XXI.Palavras claves: Universidade, Mudanças, Século XXI, PropostasABSTRACTThe main concern of that study is, through the reflections in it contained, ways that can contribute to point so that our universities, face the inevitable globalization, to instrument coherent been able to not, in such way that they execute its mission, in the formation and the man's transformation. For such, we organized this work about the university leaving of its genesis to the current moment, collecting data that us possibility to diagnose its problems and possible solutions front to the emergent century XXI.Key words: University, Changes, Century XXI, ProposalTéléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2016-07-29
Métricas
Visualizações do artigo: 53 PDF (Español (España)) downloads: 24
Comment citer
Gomes Lima (UNICAMP, Brasil), P., Castro (UNICAMP, Brasil), F., & Vivan de Carvalho (UNICAMP, Brasil), M. A. (2016). CAMINHOS DA UNIVERSIDADE RUMO AO SÉCULO XXI: PONTOS E ESTRATÉGIAS PARA A SUA ORIENTAÇÃO NA VISÃO DE EDUCADORES BRASILEIROS. PARADIGMA, 21(2), 9–52. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2000.p9-52.id249
Numéro
Rubrique
Artículos