EDITORIAL

Autores

  • Albino Oliveira Nunes revistaparadigma.web@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Marcelo Bezerra de Morais revistaparadigma.web@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Samuel de Carvalho Lima revistaparadigma.web@gmail.com

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.pi-vi.id1118

Palavras-chave:

ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, editorial

Resumo

A escola pública, entendida aqui como quaisquer espaços de escolarização nos quais haja investimentos e acessos públicos, em quaisquer níveis de educação, é um campo de investigação com múltiplas faces, realidades variadas e amplas possibilidades de estudos. Por ser o espaço democrático de acesso à educação formal, torna-se urgente olhá-lo com o intuito de compreender, de modo sistemático e profícuo, como o ensino vem ocorrendo nesse campo, visando também a propositura de intervenções que possam potencializar esses processos e os sujeitos que venham a usufruir desses serviços.             Atentos a essa demanda, em um esforço coletivo de docentes de uma determinada região do Brasil, vinculados a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, foi instituído o Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), que tem como área de concentração o Ensino na Escola Pública, como foco primordial para o desenvolvimento de suas pesquisas, no qual atuamos.             Sensíveis também a essa realidade e vislumbrando a necessidade de ampliarmos os debates em torno dessa temática central, os editores chefes da revista Paradigma convidaram-nos para organizar essa edição especial, conclamando a comunidade acadêmica a apresentar seus estudos e reflexões em torno do tema “Ensino na Escola Pública: desafios contemporâneos e inovações pedagógicas”. A esta chamada, foram encaminhadas muitas propostas de manuscritos de diferentes regiões do Brasil, além de artigos do Chile, da Colômbia e de Portugal, dentre os quais foram selecionados vinte artigos, que mobilizam temas e abordagens variadas, endossando a pluralidade de possibilidades existentes sobre essa temática.             Como um modo de sistematizarmos a organização dos textos aqui apresentados, propomos, didaticamente, uma sistematização por aproximação dos campos disciplinares, assim, organizamos os textos dividindo-os entre aqueles que apresentam reflexões sobre o ensino em: a) ciências humanas e sociais; b) línguas; e c) ciências naturais, matemática e tecnologias.

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Referências

Editorial

Publicado

2021-10-19

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Como Citar

Oliveira Nunes , A. ., Bezerra de Morais , M. ., & Carvalho Lima , S. de . (2021). EDITORIAL. PARADIGMA, 42(3), i-vi. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.pi-vi.id1118