ARQUEGENEALOGÍA FOUCAULTIANA EN LA ENSEÑANZA DE HISTORIA: EL DISCURSO NEGATIVO DE EXTREMA DERECHA BRASILEÑA SOBRE LA DICTADURA MILITAR DE BRASIL EN UNA PROPUESTA DIDÁCTICA

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p38-69.id1121

Palavras-chave:

Arquegenealogía, Más a la derecha, Dictadura militar, Enseñanza de la historia

Resumo

El objetivo de este trabajo consiste en organizar una propuesta didáctica para la enseñanza de Historia, a partir del análisis de narrativas negacionistas de la extrema derecha brasileña sobre la Dictadura Militar de Brasil. Para ello, partimos de las reflexiones de los estudios discursivos de Foucault, a través de las nociones de discurso, enunciado, formación discursiva y voluntad de verdad. Sobre la metodología, vale destacar que se trata de un estudio descriptivo-cualitativo, cuyo abordaje sigue un sesgo predominantemente cualitativo. La posibilidad de problematizar los objetos de conocimiento de la Historia en la educación básica, mediante la arquegenealogía, se mostró viable y posible, en la medida que potencializamos el análisis del discurso negacionista de la extrema derecha sobre la Dictadura Militar de Brasil, en una propuesta didáctica, que nos ayudó a sintetizar las materialidades discursivas, con vistas a problematizar, en el aula, enunciados que suscitan ciertas "voluntades de verdad" acerca de la dictadura militar en los dichos del actual escenario sociopolítico brasileño.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Julia Pinheiro; SARTORI, Juliana . O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 300-336.
ANDRADE, Julia Pinheiro; SARTORI, Juliana. Educação que faz sentido para a vida: Metodologia de Contextualização da Aprendizagem. São Paulo: Atina, 2016. Disponível em: <https://issuu.com/atinaedu/docs/livro_metodologia_atina> Acesso em: 06 mar. 2021;
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2021.
CARVALHO, Igor. Na avenida Paulista, manifestantes pró-Bolsonaro pedem intervenção militar. Brasil de Fato, São Paulo, 07 jun. 2020. Política. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/06/07/na-avenida-paulista-manifestantes-pro-bolsonaro-pedem-intervencao-militar> Acesso em: 04 mar. 2021.
COMO TRUMP e o Brexit ajudaram a cunhar a ‘palavra do ano’ escolhida pelo dicionário Oxford. BBC News Brasil, [s.l.], 16 nov. 2016. Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37998165> Acesso em: 07 mar. 2021.
CONSERVADOR, Movimento Brasil. “O Brasil passa por uma situação clara: Bolsonaro quer governar sem conchavos e negociatas...” [s.l.], 21 maio 2020b. Instagram: @eusoumbc. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CAdBlogp-n1/?utm_source=ig_web_copy_link> Acesso em: 03 mar. 2021.
CONSERVADOR, Movimento Brasil. Bolsonaro e os símbolos de sua ideologia: Deus, pátria, família e armamento”. [s.l.], 23 jun. 2020a. Instagram: @eusoumbc. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CByDNcKJHE4/?utm_source=ig_web_copy_link> Acesso em: 04 mar. 2021.
CONSERVADOR, Robô. “A família tradicional, armada e feliz”. [s.l.], 24 maio 2020b. Instagram: @roboconservador. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CAkXCbrAlN9/?utm_source=ig_web_copy_link> Acesso em: 03 mar. 2021.
CONSERVADOR, Robô. “As Forças Armadas estão sofrendo ataques da direita e da esquerda!”. [s.l.], 14 jul. 2020a. Instagram: @roboconservador. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CCopvbtJmHM/?utm_source=ig_web_copy_link> Acesso em: 05 mar. 2021.
DIREITA, Brasil de. Bolsonaro orando sobre a bandeira do Brasil. [s.l.], 19 maio 2020a. Instagram: @brasil.de.direita. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CAXbzE9pld4/?igshid=1gysn1tyra371> Acesso em: 03 mar. 2021.
DIREITA, Brasil de. Bolsonaro, sozinho, tenta salvar o Brasil das mãos dos comunistas. [s.l.], 09 maio 2020b. Instagram: @brasil.de.direita. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/B__Vxb2pTue/> Acesso em: 03 mar. 2021.
É #FAKE que Haddad criou o ‘kit gay’ para crianças de seis anos. G1, [s.l.], 16 out. 2018. Fato ou fake. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/16/e-fake-que-haddad-criou-kit-gay-para-criancas-de-seis-anos.ghtml> Acesso em: 08 mar. 2021.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. 1.
FOUCAULT, Michel. Verdade e o poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.
GARCIA; FALCÃO. Ato pró-Bolsonaro em Brasília reúne manifestantes em defesa de medidas inconstitucionais. G1, Brasília, 31 maio 2020. Política. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/31/manifestantes-fazem-ato-em-brasilia-em-apoio-a-bolsonaro-e-em-defesa-de-medidas-inconstitucionais.ghtml> Acesso em: 02 mar. 2021.
JAIR Bolsonaro: “Sou preconceituoso, com muito orgulho”. Época, [s.l.], 02 jul. 2011. Brasil. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI245890-15223,00.html> Acesso em: 05 mar. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MACHADO, Roberto. Por uma Genealogia do Poder. In.: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.
MARQUES, Welisson. O método arquegenealógico na análise do discurso: o potencial sujeito aprendiz e aprendizagem de língua inglesa no discurso publicitário-institucional. Linguagem em discurso: Tubarão, v. 16, n. 2, p. 261-272, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/3862/2683> Acesso em: 05 mar. 2021.
O DESESQUERDIZADOR. “Jair Bolsonaro tomou facada de um psicopata contratado pela esquerda...” [s.l.], 23 jun. 2020a. Instagram: @o_desesquerdizador. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CByEzw9pDnr/?utm_source=ig_web_copy_link> Acesso em: 06 mar. 2021.
O DESESQUERDIZADOR. “Triste realidade: a OAB não representa mais os advogados. A CNBB não representa mais os católicos...” [s.l.], 24 jun. 2020b. Instagram: @o_desesquerdizador. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CB0saB2pKP6/?utm_source=ig_web_copy_link> Acesso em: 05 mar. 2021.
SEIXAS, Rodrigo. A retórica da pós-verdade: o problema das convicções. EID&A: Ilhéus, n. 18, p. 122-138, abr./2019. Disponível em: <https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2197/1747> Acesso em: 07 mar. 2021.
SOARES, Ingrid. Bolsonaro diz que não houve golpe militar em 1964. Correio Braziliense, Brasília, 31 mar. 2020. Política. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/03/31/interna_politica,841564/bolsonaro-diz-que-nao-houve-golpe-militar-em-1964.shtml> Acesso em: 01 mar. 2021.
SOARES, Olavo. Bolsonaro disse que Forças Armadas “estão com o povo”. Mas elas estão com Bolsonaro? Gazeta do Povo, Brasília, 04 maio 2020. República. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/republica/bolsonaro-forcas-armadas-apoio/> Acesso em: 04 mar. 2021.
SODRÉ, M. O facto falso: Do factoide às fake news. In: FIGUEIRA, J.; SANTOS, S. (Orgs.). As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, p. 87-100.
VICTOR, Fabio. História, volver: o 31 de março, o golpe militar e a nostalgia da direita. Piauí, [s.l.], 31 mar. 2019. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/historia-volver/> Acesso em: 02 mar. 2021.

Publicado

2021-10-19

Métricas


Visualizações do artigo: 198     PDF (Español (España)) downloads: 109

Como Citar

Sousa Alves, A. S. de ., & Vieira da Silva, F. (2021). ARQUEGENEALOGÍA FOUCAULTIANA EN LA ENSEÑANZA DE HISTORIA: EL DISCURSO NEGATIVO DE EXTREMA DERECHA BRASILEÑA SOBRE LA DICTADURA MILITAR DE BRASIL EN UNA PROPUESTA DIDÁCTICA. PARADIGMA, 42(3), 38–69. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p38-69.id1121