LESSON STUDY E ENGENHARIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE (FUTUROS) PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p297-317.id1173Palavras-chave:
Lesson Study, Engenharia Didática, Desenvolvimento Profissional de ProfessoresResumo
Neste artigo, apresentaremos uma parte da pesquisa de doutorado sobre a transposição de elementos da Engenharia Didática (ED) para a formação de professores de matemática com base na Lesson Study (LS), realizada em 2018 em uma universidade brasileira. A ED é uma metodologia para pesquisa experimental no ensino de matemática, com forte raiz e base na Teoria das Situações Didáticas. Apresentamos concretamente um caso envolvendo uma aula sobre perímetro. O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições de elementos de ambos os processos para promover o desenvolvimento profissional de futuros professores e responsáveis pelo estágio curricular supervisionado. A metodologia é ED. Os resultados mostram que, a LS na formação de futuros professores pode ser aprimorado por elementos da ED, e que essa combinação promoveu a formação e o desenvolvimento profissional dos participantes.Downloads
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