Sobre palmas e mandacarus: narrativas de vida e existencialidades na roça
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024021.id1357Palavras-chave:
ruralidade da presença, experiência, profissão docente, pesquisa narrativa, roçaResumo
Com a presente pesquisa, buscou-se compreender como professores/as que atuam em escolas da roça constituem a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência a partir da ruralidade da presença. O método utilizado foi a Pesquisa Narrativa associada à abordagem qualitativa. Este estudo ancora-se nas bases da fenomenologia e da hermenêutica por buscar compreender o ser em seu contexto de vida e os sentidos atribuídos à sua condição de existir em contextos rurais. Tomou-se como lócus de pesquisa as escolas rurais do município, tendo as entrevistas narrativas e etnografias da roça como dispositivos de pesquisa. Esta pesquisa contou 2 professores/as do Ensino Fundamental de escolas rurais como colaboradores/as. Concluiu-se que professores/as da roça significam suas existencialidades conforme os modos como mobilizam e traduzem os sentidos dos acontecimentos que os/as envolvem nesse processo de habitar a roça e desenvolver profissão docente neste contexto.Downloads
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Referências
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Publicado
2024-07-01
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Como Citar
Mota, C. (2024). Sobre palmas e mandacarus: narrativas de vida e existencialidades na roça. PARADIGMA, 45(2), e2024021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024021.id1357
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Seção
Artículos