Reprovação Escolar e Políticas de Avaliação – Relato de um Estudo de Casos em Escolas Públicas de Niterói
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p176-196.id1472Palavras-chave:
Políticas de Avaliação, Reprovação, Educação Matemática, Pesquisa qualiquantiResumo
Este artigo visa a apresentar pesquisa realizada na cidade de Niterói, em que investiguei, à luz de referenciais pós-estruturais como também estruturais, a reprovação escolar mobilizada, no contexto da prática escolar, para constituir as políticas avaliativas. A metodologia da pesquisa foi híbrida. A discussão quantitativa realizada levou em consideração os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB/Prova Brasil 2015 – para aplicar o modelo analítico-estatístico da regressão logística, que nos permite aferir o risco da reprovação dos estudantes do 9º de escolas públicas, tomando por base informações contextuais referentes aos capitais culturais, sociais, econômicos, familiares e do rendimento na disciplina Matemática, bem como gênero e raça/cor. Esta abordagem quantitativa do estudo nos permitiu subsidiar a análise qualitativa, que se deu por meio do acompanhamento dos conselhos de classe e de entrevistas individuais realizadas com dois professores de matemática, de duas escolas selecionadas da rede pública da cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Os conselhos de classe e as entrevistas com profesores de Matemática revelam percepções diversificadas sobre os estudantes e as turmas, destacando que a reprovação apresenta um papel de motivação para o estudo e que o frequente desinteresse dos estudantes está, também, relacionado ao fato de não existir a possibilidade da retenção escolar no primeiro ano do ciclo de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AGUILAR-JÚNIOR, C.A. Reprovação e política de avaliação na escola: um estudo na rede pública de Niterói. 291 f. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, 2019.
AROSA, A. C. O. ensino fundamental na Rede Municipal de Niterói: ciclo e resseriação. Revista Educação em Foco. v. 17, nº 3, p. 133-151, Juiz de Fora (MG), 2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/10/cap-06-4.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.
ARROYO, M. G. Fracasso/Sucesso: um pesadelo que perturba nossos sonhos. Em aberto. v. 17, n. 71, p. 33-40, Brasília, 2000. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2100/2069. Acesso em 22 jun. 2021.
ALVES, A. M. L. Os ciclos: a experiência do ensino no Rio de Janeiro e Niterói. Revista Educação em Foco. v. 17, nº 3, p. 87-115, Juiz de Fora (MG), 2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/10/cap-04.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.
BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte, 1999: UFMG, 1999.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem políticas. Atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
BONAMINO, A.; FRANCO, C. Avaliação e Política Educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, nº 108, p. 101-132, 1999. Disponível em: http://scielo.br/pdf/cp/n108/a05n108.pdf. Acesso em 16 maio 2021.
BONAMINO, A.; FRANCO, C.; FERNANDES, C. Repetência escolar e apoio social familiar: um estudo a partir dos dados do SAEB 2001 – relatório técnico. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Laed, 2002.
BONAMINO, A.; ALVES, F.; FRANCO, C.; CAZELLI, S. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e Coleman. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, p. 487-594, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/07.pdf. Acesso em 15 jun. 2021.
BONAMINO, A.; AGUIAR, G.; VIANA, E. O impacto das características intra e extraescolares para o risco de repetência de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. In: III Congresso Iberoamericano de Política e Administração da Educação, 14 a 17 de novembro de 2012, Zaragoza - Espanha. Anais do III Congresso Iberoamericano de Política e Administração da Educação. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/AliciaBonamino_res_int_GT7.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.
BOURDIEU, P. (1979). Le trois états du capital culturel. Actes de la recherche en sciences sociales, vol. 30, pp. 3-6, 1979. Disponível em: https://www.persee.fr/docAsPDF/arss_0335-5322_1979_num_30_1_2654.pdf. Acesso em 21 maio 2021.
BOURDIEU (1980), P. Le capital social. Actes de la recherche en sciences sociales, vol. 31, pp. 2-3, 1980. Disponível em: https://www.persee.fr/docAsPDF/arss_0335-5322_1980_num_31_1_2069.pdf. Acesso em 21 maio 2021.
BOURDIEU (1989), P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. Disponível em: http://lpeqi.quimica.ufg.br/up/426/o/BOURDIEU__Pierre._O_poder_simb%C3%B3lico.pdf. Acesso em 17 jun. 2021.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. (1975). A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves S.A., 1975.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19 (nº. 2), pp. 21-50, 2006, Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v19n2/v19n2a03.pdf. Acesso em 4 mar. 2021.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 41, p. 347-372, 2008. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1454/1454.pdf. Acesso em: 4 mar. 2021.
FRANCO, C.; ORTIGÃO, M. I. R.; ALVES, F. Origem social e o risco de repetência: interação Raça-Capital econômico. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 161-180, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/08.pdf. Acesso em 12 jun. 2021.
LEON, F. L. L.; MENEZES-FILHO, N. A. Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), v. 32, n. 3, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/138/73. Acesso em 20 abr. 2021.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, A. C.; CUNHA, E. V. R.; COSTA, H. H. C. Da recontextualização à tradução: investigando Políticas de Currículo. Currículo sem Fronteiras. v. 13, n. 3, p. 392-410, 2013. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/lopes-cunha-costa.pdf. Acesso em 27 abr. 2021.
LOUZANO, P. Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais. Cadernos Cenpec, v.3, n.1, p.111-133, São Paulo, 2013. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205/236. Acesso em 15 abr. 2021.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, vol. 27, n. 94, p. 47-69, Campinas, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf. Acesso em 15 jun. 2021.
MANDELERT, D. V. Repetência em escolas de prestígio: quanto, quando e como. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2010.
ORTIGÃO, M. I. R. Currículo de Matemática e Desigualdades Educacionais. 194 f. Tese (Doutorado em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://pct.capes.gov.br/teses/2005/919171_1.PDF. Acesso em 21 jun. 2021.
ORTIGÃO, M. I. R.; AGUIAR, G. Repetência escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: evidências a partir dos dados da Prova Brasil 2009. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, p. 364-389, Brasília, 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n237/a03v94n237.pdf. Acesso em 29 jun. 2021.
PATTO, M. H. S. (1996). A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1996.
PEREIRA, P. C. R. Alguns fatores determinantes dos resultados obtidos pelos alunos do 9º e 12º anos nos exames nacionais de Português e Matemática e o Efeito Escolar. 304f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/10119. Acesso 15 maio. 2021.
PETRÓ, V. Conselhos de classe: uma medida de justiça escolar? Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, jan/abr, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/14351/pdf_1. Acesso 23 maio. 2021.
REIS, A. P. O currículo em ciclos no contexto da prática: com a palavra, o professor. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação – Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense). Universidade Federal Fluminense, 2010. Disponível em: http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/images/stories/Teses/andreia%20pierre.pdf. Acesso em 10 abr. 2021.
RIBEIRO, S. C. (1991) . Pedagogia da repetência. Estudos Avançados, nº 12 v. 5, São Paulo (SP), 1991. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v5n12/v5n12a02.pdf. Acesso em 20 jun. 2021.
SILVA, I. C. L. B. Fracasso escolar e adolescentes infratores: a vulnerabilidade social de adolescentes de baixa escolaridade. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009.
SILVA, S. B.; RAPOPORT, A.. Desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social. Revista Educação em Rede: Formação e Prática Docente, nº 2, v. 2, Porto Alegre (RS), 2013. Disponível em http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/410/203. Acesso em 14 abr. 2021.
SOUZA, E. R. M. A distorção idade-série e a avaliações: relações. In: 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Anais da 37ª Reunião Anual da ANPEd. Florianópolis, 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt13-3571.pdf. Acesso em 2 abr. 2021.
SPOZATI, A. Exclusão social e Fracasso Escolar. Em aberto. v. 17, n. 71, p. 21-32, Brasília, 2000. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2099/2068. Acesso em 5 abr. 2021.
AROSA, A. C. O. ensino fundamental na Rede Municipal de Niterói: ciclo e resseriação. Revista Educação em Foco. v. 17, nº 3, p. 133-151, Juiz de Fora (MG), 2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/10/cap-06-4.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.
ARROYO, M. G. Fracasso/Sucesso: um pesadelo que perturba nossos sonhos. Em aberto. v. 17, n. 71, p. 33-40, Brasília, 2000. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2100/2069. Acesso em 22 jun. 2021.
ALVES, A. M. L. Os ciclos: a experiência do ensino no Rio de Janeiro e Niterói. Revista Educação em Foco. v. 17, nº 3, p. 87-115, Juiz de Fora (MG), 2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/10/cap-04.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.
BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte, 1999: UFMG, 1999.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem políticas. Atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
BONAMINO, A.; FRANCO, C. Avaliação e Política Educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, nº 108, p. 101-132, 1999. Disponível em: http://scielo.br/pdf/cp/n108/a05n108.pdf. Acesso em 16 maio 2021.
BONAMINO, A.; FRANCO, C.; FERNANDES, C. Repetência escolar e apoio social familiar: um estudo a partir dos dados do SAEB 2001 – relatório técnico. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Laed, 2002.
BONAMINO, A.; ALVES, F.; FRANCO, C.; CAZELLI, S. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e Coleman. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, p. 487-594, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/07.pdf. Acesso em 15 jun. 2021.
BONAMINO, A.; AGUIAR, G.; VIANA, E. O impacto das características intra e extraescolares para o risco de repetência de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. In: III Congresso Iberoamericano de Política e Administração da Educação, 14 a 17 de novembro de 2012, Zaragoza - Espanha. Anais do III Congresso Iberoamericano de Política e Administração da Educação. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/AliciaBonamino_res_int_GT7.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.
BOURDIEU, P. (1979). Le trois états du capital culturel. Actes de la recherche en sciences sociales, vol. 30, pp. 3-6, 1979. Disponível em: https://www.persee.fr/docAsPDF/arss_0335-5322_1979_num_30_1_2654.pdf. Acesso em 21 maio 2021.
BOURDIEU (1980), P. Le capital social. Actes de la recherche en sciences sociales, vol. 31, pp. 2-3, 1980. Disponível em: https://www.persee.fr/docAsPDF/arss_0335-5322_1980_num_31_1_2069.pdf. Acesso em 21 maio 2021.
BOURDIEU (1989), P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. Disponível em: http://lpeqi.quimica.ufg.br/up/426/o/BOURDIEU__Pierre._O_poder_simb%C3%B3lico.pdf. Acesso em 17 jun. 2021.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. (1975). A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves S.A., 1975.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19 (nº. 2), pp. 21-50, 2006, Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v19n2/v19n2a03.pdf. Acesso em 4 mar. 2021.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 41, p. 347-372, 2008. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1454/1454.pdf. Acesso em: 4 mar. 2021.
FRANCO, C.; ORTIGÃO, M. I. R.; ALVES, F. Origem social e o risco de repetência: interação Raça-Capital econômico. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 161-180, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/08.pdf. Acesso em 12 jun. 2021.
LEON, F. L. L.; MENEZES-FILHO, N. A. Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), v. 32, n. 3, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/138/73. Acesso em 20 abr. 2021.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, A. C.; CUNHA, E. V. R.; COSTA, H. H. C. Da recontextualização à tradução: investigando Políticas de Currículo. Currículo sem Fronteiras. v. 13, n. 3, p. 392-410, 2013. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/lopes-cunha-costa.pdf. Acesso em 27 abr. 2021.
LOUZANO, P. Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais. Cadernos Cenpec, v.3, n.1, p.111-133, São Paulo, 2013. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205/236. Acesso em 15 abr. 2021.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, vol. 27, n. 94, p. 47-69, Campinas, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf. Acesso em 15 jun. 2021.
MANDELERT, D. V. Repetência em escolas de prestígio: quanto, quando e como. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2010.
ORTIGÃO, M. I. R. Currículo de Matemática e Desigualdades Educacionais. 194 f. Tese (Doutorado em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://pct.capes.gov.br/teses/2005/919171_1.PDF. Acesso em 21 jun. 2021.
ORTIGÃO, M. I. R.; AGUIAR, G. Repetência escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: evidências a partir dos dados da Prova Brasil 2009. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, p. 364-389, Brasília, 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n237/a03v94n237.pdf. Acesso em 29 jun. 2021.
PATTO, M. H. S. (1996). A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1996.
PEREIRA, P. C. R. Alguns fatores determinantes dos resultados obtidos pelos alunos do 9º e 12º anos nos exames nacionais de Português e Matemática e o Efeito Escolar. 304f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/10119. Acesso 15 maio. 2021.
PETRÓ, V. Conselhos de classe: uma medida de justiça escolar? Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, jan/abr, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/14351/pdf_1. Acesso 23 maio. 2021.
REIS, A. P. O currículo em ciclos no contexto da prática: com a palavra, o professor. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação – Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense). Universidade Federal Fluminense, 2010. Disponível em: http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/images/stories/Teses/andreia%20pierre.pdf. Acesso em 10 abr. 2021.
RIBEIRO, S. C. (1991) . Pedagogia da repetência. Estudos Avançados, nº 12 v. 5, São Paulo (SP), 1991. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v5n12/v5n12a02.pdf. Acesso em 20 jun. 2021.
SILVA, I. C. L. B. Fracasso escolar e adolescentes infratores: a vulnerabilidade social de adolescentes de baixa escolaridade. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009.
SILVA, S. B.; RAPOPORT, A.. Desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social. Revista Educação em Rede: Formação e Prática Docente, nº 2, v. 2, Porto Alegre (RS), 2013. Disponível em http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/410/203. Acesso em 14 abr. 2021.
SOUZA, E. R. M. A distorção idade-série e a avaliações: relações. In: 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Anais da 37ª Reunião Anual da ANPEd. Florianópolis, 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt13-3571.pdf. Acesso em 2 abr. 2021.
SPOZATI, A. Exclusão social e Fracasso Escolar. Em aberto. v. 17, n. 71, p. 21-32, Brasília, 2000. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2099/2068. Acesso em 5 abr. 2021.
Downloads
Publicado
2023-08-31
Métricas
Visualizações do artigo: 116 PDF (Español (España)) downloads: 62
Como Citar
Júnior, C. A. A. . (2023). Reprovação Escolar e Políticas de Avaliação – Relato de um Estudo de Casos em Escolas Públicas de Niterói. PARADIGMA, 44(5), 176–196. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p176-196.id1472
Edição
Seção
Artículos