Reprovação Escolar e Políticas de Avaliação – Relato de um Estudo de Casos em Escolas Públicas de Niterói

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p176-196.id1472

Palabras clave:

Políticas de Avaliação, Reprovação, Educação Matemática, Pesquisa qualiquanti

Resumen

Este artigo visa a apresentar pesquisa realizada na cidade de Niterói, em que investiguei, à luz de referenciais pós-estruturais como também estruturais, a reprovação escolar mobilizada, no contexto da prática escolar, para constituir as políticas avaliativas. A metodologia da pesquisa foi híbrida. A discussão quantitativa realizada levou em consideração os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB/Prova Brasil 2015 – para aplicar o modelo analítico-estatístico da regressão logística, que nos permite aferir o risco da reprovação dos estudantes do 9º de escolas públicas, tomando por base informações contextuais referentes aos capitais culturais, sociais, econômicos, familiares e do rendimento na disciplina Matemática, bem como gênero e raça/cor. Esta abordagem quantitativa do estudo nos permitiu subsidiar a análise qualitativa, que se deu por meio do acompanhamento dos conselhos de classe e de entrevistas individuais realizadas com dois professores de matemática, de duas escolas selecionadas da rede pública da cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Os conselhos de classe e as entrevistas com profesores de Matemática revelam percepções diversificadas sobre os estudantes e as turmas, destacando que a reprovação apresenta um papel de motivação para o estudo e que o frequente desinteresse dos estudantes está, também, relacionado ao fato de não existir a possibilidade da retenção escolar no primeiro ano do ciclo de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Universidade Federal Fluminense, Colégio Universitário Geraldo Reis

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Professor da Universidade Federal Fluminense, Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF Professor externo/convidado do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação e Diversidade do campus Paracambi do IFRJ (IFRJ-CPar). Integra os grupos de pesquisa em Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática (GPADEM/CNPq/ProPEd-UERJ - líder: Maria Isabel Ramalho Ortigão) e em Avaliação em Matemática (GPAM/CNPq/PEMat-UFRJ - líder: Lílian Nasser). Membro do GT8 - Avaliação em Educação Matemática e do Conselho Nacional Editorial (2019-2022) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

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Publicado

31-08-2023

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Cómo citar

Júnior, C. A. A. . (2023). Reprovação Escolar e Políticas de Avaliação – Relato de um Estudo de Casos em Escolas Públicas de Niterói. PARADIGMA, 44(5), 176–196. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p176-196.id1472