O espaço da Pedagogia nos cursos de Pedagogia das IESs públicas do estado do Paraná

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024020.id1565

Palavras-chave:

Pedagogia, Curso de Pedagogia, Diretrizes Curriculares, Educação Superior, Estado do Paraná

Resumo

Este trabalho discute o espaço conferido à Pedagogia nos cursos de Pedagogia, analisando se os aspectos epistemológicos, a história do curso e a profissão estão contemplados nos seus respectivos componentes curriculares. A pesquisa se insere no campo dos estudos curriculares críticos, os quais concebem o currículo como síntese de múltiplas determinações e instrumento político de disputas sociais. Com base na pesquisa crítico-dialética, situam-se as diferentes proposições para o curso de Pedagogia e analisam-se 22 Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) ou Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) de cursos ofertados presencialmente pelas Instituições de Educação Superior públicas (IESs) do estado do Paraná, Brasil. Os resultados apontam que o vocábulo Pedagogia está associado à ciência, ao conhecimento pedagógico, à relação entre teoria e prática e ao trabalho pedagógico. Na matriz curricular, há disciplinas que perpassam a discussão sobre a Pedagogia como ciência, história do curso ou profissão. O espaço disciplinar destinado à Pedagogia pode se configurar como uma ação propositiva para elevar cientificamente o debate em relação ao fenômeno educativo, ao trabalho pedagógico e a valorização dos profissionais da educação, sejam em espaços escolares e não escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria Silveira Portelinha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Pedagogia – Universidade do Planalto CatarinenseMestrado em Educação – Universidade do Contestado/Universidade Estadual de CampinasDoutorado em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do SulProfessora Associada – Universidade Estadual do Oeste do ParanáGrupo de Pesquisa “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” – Gesfort

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Pedagogia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ CascavelMestrado em Educação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ CascavelDoutorado em Geografia - Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Francisco BeltrãoProfessora Adjunta – Universidade Estadual do Oeste do ParanáGrupo de Pesquisa “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” – GesfortGrupo de Pesquisa Representações, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas

Referências

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DOS CAMPOS GERAIS. Quem somos? AMGC, 2023. Disponível em: https://www.amcg.com.br/quem-somos. Acesso em: 3 jul. 2023.

AZZI, S. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, S. G. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 35-60.

BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 25 maio 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: CNE/CP, 2006. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rcp0106.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em: 25 maio 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE/CP, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 25 maio 2023.

BRASIL Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação). Brasília, DF: CNP/CP, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 25 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.Conselhor Pleno. Nota de esclarecimento sobre a resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, DF: MEC/CNE/CP, 2022. Disponível em: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2022-pdf/238401-nota-de-esclarecimento-sobre-a-resolucao-cnecp-n-2-2019/file. Acesso em: 3 jul. 2023.

CHESNAIS, F. A mundialização financeira: gênese, custos e riscos. São Paulo: Xamã, 1998.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MOVIMENTO REVOGA BNC-FORMAÇÃO. Frente Nacional Pela Revogação Das Resoluções 02/2019. Manifesto da Frente Revoga BNC-Formação. [S. L.]: Movimento Revoga BNC-Formação, 2023. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/Manifesto__REVOGA_BNC_Forma%C3%A7%C3%A3o_18Abr.pdf Acesso em: 22 fev. 2024.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes Curriculares da Pedagogia – um adeus à Pedagogia e aos Pedagogos? In: Encontro de Didática e Prática de Ensino. 13., 2006, Anais. Recife: ENDIPE, 2006. p. 213-241.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação e sociedade, Campinas, v. 20, n.68, p. 220 -238, dez. 1999.

MANIFESTO DOS PIONEIROS. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188–204, ago. 2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1044145/mod_resource/content/1/3.Manifesto%20dos%20Pioneiros%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 3 jul. 2023.

PIMENTA, S. G.; FRANCO M. A.; LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, formação de professores – e agora? Problemas decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia. In: DALBEN, Â. I. L. de F. et al. (orgs). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.831-851.

PIMENTA, S. G.; PINTO, U, A de; SEVERO, J. L. R. L. A. Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L.de (org.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021. p. 39-72.

PORTELINHA, Â. M. S. A Pedagogia nos cursos de Pedagogia: teoria e prática pós-diretrizes Curriculares Nacionais. Jundiaí/SP: Paco Editorial. 2015.

PORTELINHA, Â. M. S. As DCN/2019 para a formação de professores: tensões e perspectivas para o curso de Pedagogia. Revista Práxis educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 216-236, jul./set. 2021. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8925/5841. Acesso em: 24 mar. 2024.

PORTELINHA, Â. M. S. Os cursos de Pedagogia nas IES do Paraná: análises das dimensões teórico-científicas e prático-organizacionais. 2023. Relatório de Projeto Pesquisa - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.

PORTELINHA, Â. M.; SBARDELOTTO, V. S. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores (Res. 2/2015): princípios e concepções. Temas e Matizes, [s. l.], v. 11, n. 21, 39–49, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18368. Acesso em: 24 mar. 2024.

SANCHES GAMBOA, S. A. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa em educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 91-115.

SANCHES VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Buenos Aires: Clacso; São Paulo: Expressão Popular. 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na Universidade. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-13, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/6MYP7j6S9R3pKLXHq78tTvj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2024.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008a.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008b.

SAVIANI, D. Curso de Pedagogia no Brasil: oitenta anos de história. In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. de (org.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021. p. 189-213.

SBARDELOTTO, V. S. O ensino de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental na formação do pedagogo. 2020. 259f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.

SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

SILVA JÚNIOR, C. A. da. Profissão de pedagogo (a) e a escola pública. In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. de L. (orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão; São Paulo: Cortez Editora, 2021. p.16-38.

SILVA, C. S. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2006.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

VEIGA, I. P. A. Perspectiva para reflexão em torno do Projeto político-pedagógico. In: VEIGA, I. P. A; RESENDE. L. M. G. (orgs.). Escola: espaço do Projeto político-pedagógico. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 9-32.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 116     PDF downloads: 51

Como Citar

Portelinha, Ângela M. S., & Sbardelotto, V. S. (2024). O espaço da Pedagogia nos cursos de Pedagogia das IESs públicas do estado do Paraná . PARADIGMA, 45(1), e2024020. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024020.id1565