CAPACITACIÓN Y PERFECCIONAMIENTO DEL PROFESOR QUE ENSEÑABA MATEMÁTICA EN EL 1º GRADO PARANAENSE (1971-1982)

Autores

  • Reginaldo Rodrigues da Costa (PUCPR-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná- Brasil
  • Neuza Bertoni Pinto (REAMEC-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Rede Amazônica de Ensino de Matemática e Ciências – REAMEC-Brasil

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2018.p332-352.id658

Resumo

ResumenCon el objetivo de comprender propuestas de capacitación, ofrecidas por los órganos oficiales del estado y disponibles a profesores que enseñaban Matemáticas en la enseñanza de primer grado, el presente texto discute acciones desarrolladas por el Centro de Selección y Entrenamiento y Perfeccionamiento de Personal de Paraná - CETEPAR, durante el período de 1971 a 1982. El estudio apunta que los logros efectuados asumían proporciones sin precedentes, sin embargo, no fueron suficientes para minimizar los problemas relacionados con la actuación y el perfeccionamiento de los profesores de aquella época. La tendencia tecnicista influenció no sólo la forma como el CETEPAR desarrolló los cursos de capacitación ofrecidos, sino también la forma de concebir la enseñanza de primer grado que colocaba los objetivos como el foco principal de este período. En cuanto a la enseñanza de las matemáticas en el primer grado, los contenidos relacionados con el campo numérico eran priorizados en detrimento del campo geométrico. Es posible inferir que la forma de concebir el aprendizaje de las matemáticas estaba apoyada en una concepción comportamentalista y que al crear condiciones de estímulos adecuados y controlados el aprendizaje matemático se daría principalmente por el uso de recursos y materiales manipulables.Palabras clave: Capacitación de Profesores. Enseñanza de 1º Grado. Aprendizaje matemático. Enseñanza de matemáticas. CETEPAR.A CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO PROFESSOR QUE ENSINAVA MATEMÁTICA NO 1º GRAU PARANAENSE (1971–1982)ResumoCom o objetivo de compreender propostas de capacitação, ofertadas pelos órgãos oficiais do estado e disponibilizadas a professores que ensinavam Matemática no ensino de primeiro grau, o presente texto discute ações desenvolvidas pelo Centro de Seleção e Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal do Paraná – CETEPAR, durante o período de 1971 a 1982. O estudo aponta que as realizações efetuadas assumiam proporções sem precedentes, no entanto, não foram suficientes para minimizar os problemas relacionados com a atuação e o aperfeiçoamento dos professores daquela época. A tendência tecnicista influenciou não só a forma como o CETEPAR desenvolveu os cursos de capacitação ofertados, mas, também a forma de conceber o ensino de 1º grau que colocava os objetivos como o foco principal deste período. Quanto ao ensino da matemática no primeiro grau, os conteúdos relacionados com o campo numérico eram priorizados em detrimento do campo geométrico. É possível inferir que a forma de conceber a aprendizagem da matemática estava apoiada numa concepção comportamentalista e que ao criar condições de estímulos adequados e controlados a aprendizagem matemática se daria, principalmente, pelo uso de recursos e materiais manipuláveis.Palavras-Chave: Capacitação de Professores. Ensino de 1º Grau. Aprendizagem matemática. Ensino de matemática. CETEPAR.TRAINING AND IMPROVEMENT OF THE MATHEMATICS TEACHER IN THEFIRST DEGREE OF PRIMARY EDUCATION PARANAENSE (1971-1982)AbstractWith the objective of understanding training proposals, offered by state official bodies and made available to teachers who taught Mathematics in first grade education, this text discusses actions developed by the Center for Selection and Training and Improvement of Personnel of Paraná - CETEPAR, during the period from 1971 to 1982. The study shows that the achievements took on unprecedented proportions, however, were not enough to minimize the problems related to the performance and improvement of the teachers of that time. The technicist tendency influenced not only the way in which CETEPAR developed the offered training courses, but also the way of conceiving 1st grade teaching that placed the objectives as the main focus of this period. As for the teaching of mathematics in the first degree, the contents related to the numerical field were prioritized to the detriment of the geometric field. It is possible to infer that the way of conceiving the learning of mathematics was supported in a behavioralist conception and that in creating conditions of adequate and controlled stimuli the mathematical learning would be given mainly by the use of resources and manipulable materials.Keywords: Teacher Training. 1st Grade Teaching. Mathematical learning. Mathematics teaching. CETEPAR.

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Biografia do Autor

Reginaldo Rodrigues da Costa (PUCPR-Brasil), Pontifícia Universidade Católica do Paraná- Brasil

Reginaldo Rodrigues da CostaDoutor em Educação e Professor Adjunto do Curso de Pedagogia e das Licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Quadro Próprio do Magistério da SEED PR. Contato 41-32711655, e-mail: reginaldo.costa@pucpr.br.

Neuza Bertoni Pinto (REAMEC-Brasil), Rede Amazônica de Ensino de Matemática e Ciências – REAMEC-Brasil

Neuza Bertoni PintoDocente Colaboradora do Programa de Doutorado em Matemática e Ciências- UFMT - Rede Amazônica de Ensino de Matemática e Ciências – REAMEC. E-mail: neuzabertonip@gmail.com.

Publicado

2018-06-27

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Como Citar

Rodrigues da Costa (PUCPR-Brasil), R., & Bertoni Pinto (REAMEC-Brasil), N. (2018). CAPACITACIÓN Y PERFECCIONAMIENTO DEL PROFESOR QUE ENSEÑABA MATEMÁTICA EN EL 1º GRADO PARANAENSE (1971-1982). PARADIGMA, 39(1), 332–352. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2018.p332-352.id658

Edição

Seção

Artículos