UNA ESCUELA NORMAL DE OTRORA: LA ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA EN EL SEMINARIO DE SAN LEOPOLDO (1926-1939)

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2018.p77-99.id669

Resumo

ResumenEl presente texto, al abordar una institución étnica de formación de profesores en el Rio Grande do Sul, busca responder a la siguiente pregunta investigativa: ¿qué saber a enseñar “savoir à enseigner” y para enseñar “savoir pour enseigner” matemáticas integrantes de la formación de profesores para las escuelas primarias en el Seminario de Formación de Profesores Evangélicos Alemanes (DELS), en San Leopoldo, en el período de 1926 a 1939? Se trata de una investigación documental que dialoga con algunos investigadores de la Historia Cultural y utiliza fuentes primarias, como los informes de los directores del DELS, fotografías y periódicos del período de 1926 a 1936. Constatamos que los saberes a enseñar matemáticas presentes en la propuesta curricular abordaban la Aritmética, Álgebra y Geometría y que la profesionalidad docente estaba garantizada por la presencia de saberes para enseñar, que seguían la orientación oriunda de los seminarios de formación de profesores de Alemania.Palabras clave: Saberes a enseñar. Saberes para enseñar. Escuela Normal. Matemáticas.A FORMER NORMAL SCHOOL: THE TEACHING OF MATHEMATICS IN THESEMINAR OF SÃO LEOPOLDO (1926-1939)AbstractThe present text, when addressing an ethnic institution of teacher education in the state of Rio Grande do Sul, seeks to answer the following research question: “savoir à enseigner” and “savoir pour enseigner” mathematics in the formation of teachers for primary schools in the Training Seminar of German Evangelical Teachers, in São Leopoldo, from 1926 to 1939? It is a documentary research that dialogues with some researchers of the Cultural History and uses primary sources, like the reports of the directors of the German Evangelical Teacher Training Seminary (DELS), photographs and periodicals of the period from 1926 to 1936. We verified that the knowledge (saberes) to teach mathematics present in the curricular proposal covered Arithmetic, Algebra and Geometry and that teaching professionalism was guaranteed by the presence of knowledge to teach, which followed the orientation of the teacher training seminars of Germany.Keywords: Savoir à enseigner. “Savoir pour enseigner” Normal School. MathematicsUMA ESCOLA NORMAL DE OUTRORA: O ENSINO DA MATEMÁTICA NOSEMINÁRIO DE SÃO LEOPOLDO (1926-1939)ResumoO presente texto, ao abordar uma instituição étnica de formação de professores no Rio Grande do Sul, procura responder à seguinte questão investigativa: quais os saberes a ensinar “savoir à enseigner” e para ensinar “savoir pour enseigner” matemática integrantes da formação de professores para as escolas primárias no Seminário de Formação de Professores Evangélicos Alemães, em São Leopoldo, no período de 1926 a 1939? Trata-se de uma pesquisa documental que dialoga com alguns pesquisadores da História Cultural e utiliza fontes primárias, como os relatórios dos diretores do DELS, fotografias e periódicos do período de 1926 a 1936. Concluímos que os saberes a ensinar matemática presentes na proposta curricular abordavam a Aritmética, Álgebra e Geometria e que a profissionalidade docente era garantida pela presença de saberes para ensinar que seguiam a orientação oriunda dos seminários de formação de professores da Alemanha.Palavras-Chave: Saberes a ensinar. Saberes para ensinar. Escola Normal. Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva (UFPEL-Brasil), Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Brasil

Circe Mary Silva da Silvacmdynnikov@gmail.comORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-4828-8029Licenciada em matemática pela PUCRS, mestre em Matemática pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Pedagogia pela Universidade Bielefeld (Alemanha). Professora aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo.Atua no Programa de Mestrado em Ensino de Matemática do IME/USP e no Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, UFMT e no Mestrado em Educação Matemática da UFPEL.Pesquisa em História da Matemática, Formação de Professores, História da Educação Matemática no Brasil e Livro Didático. Membro do GHEMAT/BR.

Publicado

2018-07-08

Métricas


Visualizações do artigo: 118     PDF (Español (España)) downloads: 32

Como Citar

Silva da Silva (UFPEL-Brasil), C. M. (2018). UNA ESCUELA NORMAL DE OTRORA: LA ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA EN EL SEMINARIO DE SAN LEOPOLDO (1926-1939). PARADIGMA, 39(1), 77–99. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2018.p77-99.id669