PROBABILIDAD Y ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL: UN PASEO POR LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR - BNCC

Autores/as

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior (UFABC-Brasil) ailton.junior@ufabc.edu.br
    Universidade Federal do ABC - Brasil
  • Roberta de Cássia dos Anjos (UFTM-Brasil) robertacassia94@gmail.com
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil
  • Cláudio Marcelo Alves Marques (UFABC-Brasil) claudiolaw1637@gmail.com
    Universidade Federal do ABC - Brasil
  • Luzia Roseli da Silva Santos (UFABC-Brasil) luziaroselidasilvasantos@gmail.com
    Universidade Federal do ABC - Brasil

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p305 - 331.id731

Resumen

Una de las finalidades principales de la Base Nacional Común Curricular - BNCC es el cumplimiento de la meta 7 del Plan Nacional de Educación - PNE (2014-2024), la cual busca la mejora de la calidad de la Educación Básica, aumentando las matrículas y mejorando el aprendizaje. El objetivo de este trabajo fue determinar las relaciones establecidas entre el documento de orientación curricular en Brasil a nivel nacional, la Base Nacional Común Curricular - BNCC, dirigida a alumnos y profesores, considerando la Enseñanza de Probabilidad y Estadística en la escuela primaria y fundamentados en la Teoría Antropológica del Didáctico (TAD) y su perspectiva ecológica. Formulamos el ecosistema de la Enseñanza de Probabilidad y Estadística en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental considerando las Directrices para Evaluación e Instrucción en Educación Estadística - GAISE. Los resultados apuntan que hay un "norteamiento" aislado en cuanto a la enseñanza de Estadística y Probabilidad, pero, creemos en la expectativa de la inclusión de la Educación Estadística en los currículos de formación de profesores de Matemática, metodológicamente y en la práctica.RESUMOUma das finalidades principais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC é o cumprimento da meta 7 do Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024), a qual visa a melhoria da qualidade da Educação Básica, aumentando as matrículas e melhorando a aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi determinar as relações estabelecidas entre o documento de orientação curricular no Brasil em nível nacional, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, voltada para alunos e professores, considerando o Ensino de Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental e fundamentados na Teoria Antropológica do Didático (TAD) e sua perspectiva ecológica. Formulamos o ecossistema do Ensino de Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental considerando asDiretrizes para Avaliação e Instrução em Educação Estatística - GAISE. Os resultados apontam que há um “norteamento” isolado quanto ao ensino de Estatística e Probabilidade, mas, acreditamos na expectativa da inclusão da Educação Estatística nos currículos de formação de professores de Matemática, metodologicamente e na práticaABSTRACTOne of the main purposes of the National Curricular Common Base - BNCCis the fulfillment of goal 7 of the National Education Plan - PNE (2014-2024), which aims to improve the quality of Basic Education, increasing enrollments and improving learning.The objective of this work was to determine the relationships established between the curricular orientation document in Brazil at national level, the National Curricular Common Base - BNCC, focused on students and teachers, considering Probability and Statistics in the initial years of Elementary Education and based in the Anthropological Theory of the Didactic (ATD) and its ecological perspective. We formulate the ecosystem of Teaching Probability and Statistics in the initial years of Elementary Education considering the Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education - GAISE. The results indicate that there is an isolated "guiding" regarding the teaching of Statistics and Probability, but we believe in the expectation of the inclusion of Statistical Education in the training curricula of mathematics teachers, methodologically and in practice.

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Biografía del autor/a

Ailton Paulo de Oliveira Júnior (UFABC-Brasil), Universidade Federal do ABC - Brasil

ailton.junior@ufabc.edu.br Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática – GEEM

Roberta de Cássia dos Anjos (UFTM-Brasil), Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

robertacassia94@gmail.com Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba - MG. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela UFTM. Foi supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Matemática da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e também supervisora do PIBID/MATEMÁTICA na UFTM.

Cláudio Marcelo Alves Marques (UFABC-Brasil), Universidade Federal do ABC - Brasil

claudiolaw1637@gmail.com Especialização em Psícopedagogia pela Universidade Nove de Julho, Brasil(2013) Professor de Matemática da Prefeitura Municipal de Barueri , Brasil

Luzia Roseli da Silva Santos (UFABC-Brasil), Universidade Federal do ABC - Brasil

luziaroselidasilvasantos@gmail.com Mestranda em Ensino de probabilidade e estatística na educação matemática pela UFABC; Especialista em Informatica na saúde pela UNIFESP; Especialista em Planejamento, Implementação e gestão EAD pela UFF, Especialista em Neuropsipedagogia pela FALC; Atuo na área de atendimento educacional especializado (AEE) da educação especial onde: identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

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Publicado

03-09-2019

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Cómo citar

de Oliveira Júnior (UFABC-Brasil), A. P., de Cássia dos Anjos (UFTM-Brasil), R., Alves Marques (UFABC-Brasil), C. M., & da Silva Santos (UFABC-Brasil), L. R. (2019). PROBABILIDAD Y ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL: UN PASEO POR LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR - BNCC. PARADIGMA, 40(1), 305–331. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p305 - 331.id731

Número

Sección

Artículos