AS NARRATIVAS E O ENSINO SUPERIOR: ENTRE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p252-279.id926Palavras-chave:
Docência Superior, Mônadas, Formação Docente, Ensino de Ciências.Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga as perspectivas do processo de formação continuada no Ensino Superior (ES). Centra-se especialmente no tocante às licenciaturas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e nos Professores formadores participantes do programa de formação continuada Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática. Do ponto de vista metodológico, o corpus de análise foi constituído de narrativas produzidas pelos Professores formadores na relação com suas concepções acerca da formação desenvolvida. Para as discussões dos resultados foram construídas mônadas e as observações decorrentes implicam considerar algumas interações que emanam do conjunto de tais colocações, sendo elas: reflexão, práticas pedagógicas, experiências e constituição-formação do formador. Tais interações são discutidas em dois flancos principais: Reflexão e práticas pedagógicas – enlaces necessários e Experiências Docentes – contribuintes da constituição formação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-06-30
Métricas
Visualizações do artigo: 216 PDF (Español (España)) downloads: 152
Como Citar
Siqueira Radetzke, F., & da Costa Güllich, R. I. (2021). AS NARRATIVAS E O ENSINO SUPERIOR: ENTRE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS. PARADIGMA, 42(1), 252–279. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p252-279.id926
Edição
Seção
Artículos