AS NARRATIVAS E O ENSINO SUPERIOR: ENTRE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Franciele Siqueira Radetzke francielesradetzke@gmail.com
    Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    https://orcid.org/0000-0002-3222-7977
  • Roque Ismael da Costa Güllich bioroque.girua@gmail.com
    Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p252-279.id926

Palavras-chave:

Docência Superior, Mônadas, Formação Docente, Ensino de Ciências.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga as perspectivas do processo de formação continuada no Ensino Superior (ES). Centra-se especialmente no tocante às licenciaturas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e nos Professores formadores participantes do programa de formação continuada Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática. Do ponto de vista metodológico, o corpus de análise foi constituído de narrativas produzidas pelos Professores formadores na relação com suas concepções acerca da formação desenvolvida. Para as discussões dos resultados foram construídas mônadas e as observações decorrentes implicam considerar algumas interações que emanam do conjunto de tais colocações, sendo elas: reflexão, práticas pedagógicas, experiências e constituição-formação do formador. Tais interações são discutidas em dois flancos principais: Reflexão e práticas pedagógicas – enlaces necessários e Experiências Docentes – contribuintes da constituição formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Siqueira Radetzke, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Brasileiro. Bacharel em Química e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC / CAPES da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Temas de Pesquisa: Formação Contínua de Professores, Práticas Pedagógicas, Constituição de Ensino, Ensino de Ciências e Química. E-mail: francielesradetzke@gmail.com . 

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Brasileiro. Doutor em Educação nas Ciências. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/CAPES na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Temas Investigados: Ensino de Ciências e Biologia, Formação de Professores, Investigação-Formação-Ação, Pensamento Crítico. bioroque.girua@gmail.com

Publicado

2021-06-30

Métricas


Visualizações do artigo: 216     PDF (Español (España)) downloads: 152

Como Citar

Siqueira Radetzke, F., & da Costa Güllich, R. I. (2021). AS NARRATIVAS E O ENSINO SUPERIOR: ENTRE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS. PARADIGMA, 42(1), 252–279. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p252-279.id926