ANÁLISE FUNDAMENTADA DE UMA OFICINA DE TRIGONOMETRIA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p364-389.id1176

Palabras clave:

Didática da Matemática, Formação de professores, Análise da prática, Trigonometria

Resumen

A partir de uma oficina destinada a alunos do ensino médio, que visava oportunizar a visualização dos padrões existentes entre os ângulos e arcos da circunferência trigonométrica e sua relação com os valores do seno, cosseno e tangente, com o uso de materiais manipuláveis e recursos visuais, este estudo teve o objetivo de compreender as possíveis contribuições do planejamento, do desenvolvimento e da reflexão dessa oficina para o desenvolvimento profissional de um grupo de professoras. Nessa prática, estiveram envolvidas uma professora formadora, que atua na educação básica e na licenciatura em matemática, e duas futuras professoras de matemática. Trata-se de um relato de experiência que, utilizou-se dos materiais disponibilizados pela professora responsável e de uma roda de conversa com todas as envolvidas. Observou-se que a oficina contribuiu para a formação das futuras professoras, no sentido de envolvê-las com os conhecimentos da didática da matemática, evidenciados em seus relatos e notabilizados, posteriormente, pela busca da formação continuada. Em relação à professora responsável, nota-se que, a partir da referida oficina, a docente também buscou a formação continuada e passou a destinar maior atenção ao planejamento de suas aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vania Batista Flose Jardim, Instituto Federal de São Paulo

Licenciada e Mestra em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).Atualmente é professora no Instituto Federal de São Paulo e aluna de doutorado em Ensino eHistória das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Possuiexperiência na Educação Básica e na formação de professores.      

Eduardo Goedert Doná, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Licenciado em Pedagogia e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Doutorando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Licenciada em Matemática e pedagogia. Especialista em Metodologias de Ensino deMatemática pelo Departamento de Matemática da UnB. Mestre em Educação pela UnB.Doutoranda no programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e daMatemática pela UFABC. Com experiência no ensino de matemática nos anos finais daEducação Básica.

Citas

ALVES, R. da S. Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas e da Terra. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Natal, 2016.

BOAVIDA, A. M. Um olhar sobre o ensino da demonstração em Matemática. Educação e Matemática, n. 63, p. 11-15, maio/jun. 2001.

BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (org). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo, UNESP, 1999.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. V. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 10 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2021.

CARDOSO, J. J. A Utilização de Materiais Manipuláveis para o Ensino de Trigonometria. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE - Produções

Didático-Pedagógicas. Cadernos PDE. v. II, p. 1-20, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_mat_pdp_joaquim_jose_cardoso.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

D’AMORE, B. Epistemologia, Didática e Práticas de Ensino. Bolema, Rio Claro, v.20, n. 28, p.1179-1205, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1537. Acesso em 13 out. 2020.

FEIJÓ, R. S. A. A. Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria: um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. Brasília, 2018. 108 p. Dissertação (Mestrado - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, 2018.

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Formação docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n. 8, p. 11-23, 2013.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino de matemática. Boletim da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.

HERTEL, J.; CULLEN, C. Teaching trigonometry: A directed length approach. In: Proceedings of the 33rd annual meeting of the North American chapter of the international group for the psychology of mathematics education. 2011. p. 1400-1407.

JESUS, L. O. M; SOUZA, L. M. Materiais manipuláveis no ensino da trigonometria: investigação a partir da régua trigonométrica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12. 2016, São Paulo, Anais [...]. São Paulo, 2016.

LIBÂNEO, J. C. Presente e futuro do campo disciplinar e investigativo da didática: que conteúdos? In: D’AVILA, C.; MARIN, A. J.; FRANCO, M.A.S.; FERREIRA, L.G. (Orgs.) Didática: saberes estruturantes e formação de professores. v. 3. Salvador, BA: EDUFBA, 2019. p. 149-160.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, p. 3-37, 2006.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2015.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 10 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_si te_110518.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2021.

CARDOSO, J. J. A Utilização de Materiais Manipuláveis para o Ensino de Trigonometria. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE – Produções Didático-Pedagógicas. Cadernos PDE. v. II, p. 1-20, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_mat_pdp_joaquim_jose_cardoso.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

D’AMORE, B. Epistemologia, Didática e Práticas de Ensino. Bolema, Rio Claro, v.20, n. 28, p.1179-1205, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1537. Acesso

em 13 out. 2020.

FEIJÓ, R. S. A. A. Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria: um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. Brasília, 2018. 108 p. Dissertação (Mestrado - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, 2018.

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Formação docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n. 8, p. 11-23, 2013.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino de matemática. Boletim da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.

HERTEL, J.; CULLEN, C. Teaching trigonometry: A directed length approach. In: Proceedings of the 33rd annual meeting of the North American chapter of the international group for the psychology of mathematics education. 2011. p. 1400-1407.

JESUS, L. O. M; SOUZA, L. M. Materiais manipuláveis no ensino da trigonometria: investigação a partir da régua trigonométrica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12. 2016, São Paulo, Anais [...]. São Paulo, 2016.

LIBÂNEO, J. C. Presente e futuro do campo disciplinar e investigativo da didática: que conteúdos? In: D’AVILA, C.; MARIN, A. J.; FRANCO, M.A.S.; FERREIRA, L.G. (Orgs.) Didática: saberes estruturantes e formação de professores. v. 3. Salvador, BA: EDUFBA, 2019. p. 149-160.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, p. 3-37, 2006.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2015.

Descargas

Publicado

18-01-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 185     PDF downloads: 121

Cómo citar

Jardim, V. B. F., Doná, E. G. ., & Silva, J. M. P. da. (2022). ANÁLISE FUNDAMENTADA DE UMA OFICINA DE TRIGONOMETRIA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PARADIGMA, 43(1), 364–389. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p364-389.id1176