ANÁLISE FUNDAMENTADA DE UMA OFICINA DE TRIGONOMETRIA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

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DOI :

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p364-389.id1176

Mots-clés :

Didática da Matemática, Formação de professores, Análise da prática, Trigonometria

Résumé

A partir de uma oficina destinada a alunos do ensino médio, que visava oportunizar a visualização dos padrões existentes entre os ângulos e arcos da circunferência trigonométrica e sua relação com os valores do seno, cosseno e tangente, com o uso de materiais manipuláveis e recursos visuais, este estudo teve o objetivo de compreender as possíveis contribuições do planejamento, do desenvolvimento e da reflexão dessa oficina para o desenvolvimento profissional de um grupo de professoras. Nessa prática, estiveram envolvidas uma professora formadora, que atua na educação básica e na licenciatura em matemática, e duas futuras professoras de matemática. Trata-se de um relato de experiência que, utilizou-se dos materiais disponibilizados pela professora responsável e de uma roda de conversa com todas as envolvidas. Observou-se que a oficina contribuiu para a formação das futuras professoras, no sentido de envolvê-las com os conhecimentos da didática da matemática, evidenciados em seus relatos e notabilizados, posteriormente, pela busca da formação continuada. Em relação à professora responsável, nota-se que, a partir da referida oficina, a docente também buscou a formação continuada e passou a destinar maior atenção ao planejamento de suas aulas.

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Bibliographies de l'auteur

Vania Batista Flose Jardim, Instituto Federal de São Paulo

Licenciada e Mestra em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).Atualmente é professora no Instituto Federal de São Paulo e aluna de doutorado em Ensino eHistória das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Possuiexperiência na Educação Básica e na formação de professores.      

Eduardo Goedert Doná, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Licenciado em Pedagogia e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Doutorando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Licenciada em Matemática e pedagogia. Especialista em Metodologias de Ensino deMatemática pelo Departamento de Matemática da UnB. Mestre em Educação pela UnB.Doutoranda no programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e daMatemática pela UFABC. Com experiência no ensino de matemática nos anos finais daEducação Básica.

Références

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2022-01-18

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Jardim, V. B. F., Doná, E. G. ., & Silva, J. M. P. da. (2022). ANÁLISE FUNDAMENTADA DE UMA OFICINA DE TRIGONOMETRIA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PARADIGMA, 43(1), 364–389. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p364-389.id1176