Pesquisa em Educação no curso de Pedagogia em instituições gaúchas: uma análise dos movimentos de sentidos
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024019.id1564Palabras clave:
Pesquisa em Educação., Pedagogia., Análise dos Movimentos de Sentidos.Resumen
Este artigo tem como finalidade evidenciar os sentidos de Pesquisa em Educação nos cursos de Pedagogia, presenciais, de Instituições Federais de Ensino do Rio Grande do Sul. Para tanto, a pesquisa configura-se como de base dialética, sendo que a produção e análise de dados aconteceram com a Análise dos Movimentos de Sentidos. Este fundamento teórico-metodológico permite estudar os fenômenos em acordo com o contexto social, político e econômico, por meio de análise discursiva. Desse modo, analisou-se o projeto pedagógico dos cursos de Pedagogia presenciais de 18 instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul. Como resultados, percebeu-se que a licenciatura em questão, sintonizada com a legislação, reduziu os componentes denominados e centrados na Pesquisa em Educação, fazendo com que a mesma seja desenvolvida em poucos componentes curriculares. Em decorrência, o caminho curricular trilhado pelos egressos deste currículo aponta para uma profissão de caráter prático, centrada na Pedagogia para o ambiente escolar e nos desafios da produção do conhecimento.Descargas
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