Pesquisa em Educação no curso de Pedagogia em instituições gaúchas: uma análise dos movimentos de sentidos

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024019.id1564

Palabras clave:

Pesquisa em Educação., Pedagogia., Análise dos Movimentos de Sentidos.

Resumen

Este artigo tem como finalidade evidenciar os sentidos de Pesquisa em Educação nos cursos de Pedagogia, presenciais, de Instituições Federais de Ensino do Rio Grande do Sul. Para tanto, a pesquisa configura-se como de base dialética, sendo que a produção e análise de dados aconteceram com a Análise dos Movimentos de Sentidos. Este fundamento teórico-metodológico permite estudar os fenômenos em acordo com o contexto social, político e econômico, por meio de análise discursiva. Desse modo, analisou-se o projeto pedagógico dos cursos de Pedagogia presenciais de 18 instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul. Como resultados, percebeu-se que a licenciatura em questão, sintonizada com a legislação, reduziu os componentes denominados e centrados na Pesquisa em Educação, fazendo com que a mesma seja desenvolvida em poucos componentes curriculares. Em decorrência, o caminho curricular trilhado pelos egressos deste currículo aponta para uma profissão de caráter prático, centrada na Pedagogia para o ambiente escolar e nos desafios da produção do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Marina Ramos de Carvalho do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pedagogia Licenciatura plena diurno, Universidade Federal de Santa MariaMestrado em Educação, Universidade Federal de Santa MariaKAIRÓS - Grupo de Estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.

Luiza da Silva Braido, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pedagogia Licenciatura plena diurno, Universidade Federal de Santa MariaMestrado em Educação, Universidade Federal de Santa MariaKAIRÓS - Grupo de Estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.  

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Psicologia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Pedagogia. Centro Universitário Leonardo da VinciMestrado em Educação Nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulDoutorado em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Brasil.Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulLicenciatura Plena em Letras, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Mestrado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulDoutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do SulUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)KAIRÓS - Grupo de Estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Nascimento, M. R. de C. do, Braido, L. da S., Castaman, A. S., & Ferreira, L. S. (2024). Pesquisa em Educação no curso de Pedagogia em instituições gaúchas: uma análise dos movimentos de sentidos . PARADIGMA, 45(1), e2024019. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024019.id1564