Contribuição da Psicologia à formação de professores: percepção do(a) pedagogo(a)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024025.id1571Palabras clave:
Pedagogia., Psicologia., Formação de professores., Currículo.Resumen
Este estudo teve o objetivo avaliar as contribuições da Psicologia no Curso de Pedagogia, a partir da percepção de seus egressos. Pautou-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa, por meio da técnica bibliográfica, análise documental e de levantamento. A análise dos dados deu-se por conteúdo, considerando três categorias: conhecimento mediado na formação inicial; entendimento do comportamento humano; e produção do conhecimento de Psicologia advindo da formação inicial para a sala de aula. Com a análise dos dados evidencia-se uma frágil relação com a teoria e breve contato com componentes da Psicologia. A aproximação com as concepções teóricas da Psicologia resulta no reconhecimento da importância e nas contribuições desta ciência para a formação de professores. Identificou-se a necessidade de revisões curriculares no que se refere aos componentes relacionados à Psicologia, com o intuito de produzir conhecimentos que auxiliem em sala de aula.Descargas
Citas
ABREU, L. C. et al. A. A epistemologia genética de Piaget e o construtivismo. Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 20, n. 2, p. 351-360, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v20n2/18.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Rio de Janeiro, 1939. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del1190.htm. Acesso em: 09 abr. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 01, de 15 de maio de 2006. Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 mar. 2024.
CHARLOT, B. A questão antropológica na educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista. Curitiba, v. 35, n. 73. p. 161-180, jan.-fev. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8n6G7tvZNtLMNfYH6Mwf8GL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2024.
FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educação & Realidade [online], v. 43, n. 2, p. 591-608, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623664319. Acesso em: 10 set. 2022.
FERREIRA, L. S. Sobre ‘formação’ e trabalho pedagógico dos professores: ‘parece que o vento maneia o tempo’. Acta Scientiarum. Education, v. 44, e55174, 2022b. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3033/303371539037/html/. Acesso em: 28 fev. 2023.
FERREIRA, L. S.; CORRÊA, M. B.; SILVEIRA, R. B. Proposições sobre a noção de sujeito no trabalho pedagógico. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, e20210061, 2022.
GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100003. Acesso em: 11 abr. 2024.
LEÃO, D. M. M. Paradigmas Contemporâneos de Educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 187-206, 1999. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15741999000200008. Acesso em: 11 fev. 2024.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e olhando. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.226. Acesso em: 01 mar. 2024.
LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 6, p. 843-876, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000300011. Acesso em: 08 abr. 2024.
MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 13, n. 2, p. 105-111, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2005000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 abr. 2024.
PEREIRA, A. L. F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Caderno de Saúde Pública. v. 19, p. 1527-1534, set.-out. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Jj6qF3CWvsZMfdNRC8GzyvH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2024.
PIMENTA, S. G.; PINTO, U. de A.; SEVERO, J. L. R. de L. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, v. 38, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2024.
QS, AMÉRICA LATINA. Melhores Universidades da América Latina 2021. [2021]. Disponível em: https://www.topuniversities.com/university-rankings-articles/world-university-rankings/top-universities-latin-america-2021. Acesso em: 11 abr. 2024.
RIBEIRO, E. A. Democracia pragmatismo e escola nova no Brasil. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 4, n. 2, 2004. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/view/91. Acesso em: 10 nov. 2023.
ROVARIS, N. A. Z.; WALKER, M. R. Formação de professores: Pedagogia como ciência da educação. In: Anped Sul, IX, Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012, Caxias do Sul. Anais [...] Caxias do Sul, 2012. p. 1-13. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/525/640. Acesso em: 10 abr. 2024.
SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742007000100006. Acesso em: 15 mar. 2024.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SERRA, H. Implicações das resoluções CNE/CP n. 2/2019 e CNE/CP n. 1/2020 na formação inicial e continuada de professores. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), v. 5, n. 3, p. 21-31, set./dez. 2021. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/263/274. Acesso em: 11 abr. 2024.
SGANDERLA, A. P. O ensino de Psicologia na escola normal em Santa Catarina. 2015. 217f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/136340. Acesso em: 05 abr. 2024.
TONUS, K. P. Psicologia e educação: aproximação e apropriação. 2009. 184f. Tese (Doutorado em Educação Escolar), Universidade Estadual Paulista, Araraquara, Brasil. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101582. Acesso em: 06 abr. 2024.
VERCELLI, L. C. A. A Psicologia da educação na formação docente. 2007. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro Universitário Nove de Julho, São Paulo, Brasil. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/348?mode=full. Acesso em: 11 abr. 2024.
VIOTTO FILHO, I. A. T.; PONCE, R. F.; ALMEIDA, S. H. V. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. Psicologia da educação, São Paulo, n. 29, p. 27-55, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 abr. 2024.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 14 PDF (Português (Brasil)) downloads: 20
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mario Luiz Junges Junior, Ana Sara Castaman
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.