Contribuição da Psicologia à formação de professores: percepção do(a) pedagogo(a)

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024025.id1571

Palabras clave:

Pedagogia., Psicologia., Formação de professores., Currículo.

Resumen

Este estudo teve o objetivo avaliar as contribuições da Psicologia no Curso de Pedagogia, a partir da percepção de seus egressos. Pautou-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa, por meio da técnica bibliográfica, análise documental e de levantamento. A análise dos dados deu-se por conteúdo, considerando três categorias: conhecimento mediado na formação inicial; entendimento do comportamento humano; e produção do conhecimento de Psicologia advindo da formação inicial para a sala de aula. Com a análise dos dados evidencia-se uma frágil relação com a teoria e breve contato com componentes da Psicologia. A aproximação com as concepções teóricas da Psicologia resulta no reconhecimento da importância e nas contribuições desta ciência para a formação de professores. Identificou-se a necessidade de revisões curriculares no que se refere aos componentes relacionados à Psicologia, com o intuito de produzir conhecimentos que auxiliem em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mario Luiz Junges Junior, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU)

Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai Currículo, Cultura e Sociedade

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduação em Psicologia pela Unijuí Mestrado em Educação Nas Ciências pela Unijuí Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Citas

ABREU, L. C. et al. A. A epistemologia genética de Piaget e o construtivismo. Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 20, n. 2, p. 351-360, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v20n2/18.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Rio de Janeiro, 1939. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del1190.htm. Acesso em: 09 abr. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 01, de 15 de maio de 2006. Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 mar. 2024.

CHARLOT, B. A questão antropológica na educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista. Curitiba, v. 35, n. 73. p. 161-180, jan.-fev. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8n6G7tvZNtLMNfYH6Mwf8GL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2024.

FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educação & Realidade [online], v. 43, n. 2, p. 591-608, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623664319. Acesso em: 10 set. 2022.

FERREIRA, L. S. Sobre ‘formação’ e trabalho pedagógico dos professores: ‘parece que o vento maneia o tempo’. Acta Scientiarum. Education, v. 44, e55174, 2022b. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3033/303371539037/html/. Acesso em: 28 fev. 2023.

FERREIRA, L. S.; CORRÊA, M. B.; SILVEIRA, R. B. Proposições sobre a noção de sujeito no trabalho pedagógico. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, e20210061, 2022.

GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100003. Acesso em: 11 abr. 2024.

LEÃO, D. M. M. Paradigmas Contemporâneos de Educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 187-206, 1999. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15741999000200008. Acesso em: 11 fev. 2024.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e olhando. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.226. Acesso em: 01 mar. 2024.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 6, p. 843-876, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000300011. Acesso em: 08 abr. 2024.

MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 13, n. 2, p. 105-111, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2005000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 abr. 2024.

PEREIRA, A. L. F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Caderno de Saúde Pública. v. 19, p. 1527-1534, set.-out. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Jj6qF3CWvsZMfdNRC8GzyvH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2024.

PIMENTA, S. G.; PINTO, U. de A.; SEVERO, J. L. R. de L. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, v. 38, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2024.

QS, AMÉRICA LATINA. Melhores Universidades da América Latina 2021. [2021]. Disponível em: https://www.topuniversities.com/university-rankings-articles/world-university-rankings/top-universities-latin-america-2021. Acesso em: 11 abr. 2024.

RIBEIRO, E. A. Democracia pragmatismo e escola nova no Brasil. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 4, n. 2, 2004. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/view/91. Acesso em: 10 nov. 2023.

ROVARIS, N. A. Z.; WALKER, M. R. Formação de professores: Pedagogia como ciência da educação. In: Anped Sul, IX, Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012, Caxias do Sul. Anais [...] Caxias do Sul, 2012. p. 1-13. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/525/640. Acesso em: 10 abr. 2024.

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742007000100006. Acesso em: 15 mar. 2024.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SERRA, H. Implicações das resoluções CNE/CP n. 2/2019 e CNE/CP n. 1/2020 na formação inicial e continuada de professores. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), v. 5, n. 3, p. 21-31, set./dez. 2021. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/263/274. Acesso em: 11 abr. 2024.

SGANDERLA, A. P. O ensino de Psicologia na escola normal em Santa Catarina. 2015. 217f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/136340. Acesso em: 05 abr. 2024.

TONUS, K. P. Psicologia e educação: aproximação e apropriação. 2009. 184f. Tese (Doutorado em Educação Escolar), Universidade Estadual Paulista, Araraquara, Brasil. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101582. Acesso em: 06 abr. 2024.

VERCELLI, L. C. A. A Psicologia da educação na formação docente. 2007. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro Universitário Nove de Julho, São Paulo, Brasil. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/348?mode=full. Acesso em: 11 abr. 2024.

VIOTTO FILHO, I. A. T.; PONCE, R. F.; ALMEIDA, S. H. V. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. Psicologia da educação, São Paulo, n. 29, p. 27-55, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 abr. 2024.

Publicado

30-09-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 18     PDF (Português (Brasil)) downloads: 21

Cómo citar

Junior, M. L. J., & Castaman, A. S. (2024). Contribuição da Psicologia à formação de professores: percepção do(a) pedagogo(a) . PARADIGMA, 45(1), e2024025. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024025.id1571