O campo da Pedagogia: aspectos teóricos, formativos e profissionais

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024001.id1546

Palabras clave:

Pedagogia., Ciência., Profissão., Curso de Pedagogia.

Resumen

Este texto aborda o campo da Pedagogia em sua tripla constituição, como ciência, curso e profissão, articulando elementos crítico-propositivos em face da constatação da perda de status acadêmico desse campo e sua relação difusa com outros campos de conhecimento que empreendem análises sobre dimensões do fenômeno educativo. Reconhece-se a pertinência dessas reflexões no debate sobre os rumos do curso de Pedagogia no Brasil, em meio a um histórico de sucessivas políticas curriculares que lhe descaracterizam e a restringem à denominação de um curso de licenciatura. Para tanto, com base na análise documental e no estudo bibliográfico, a primeira parte do texto contempla considerações sobre as bases epistemológicas desse campo, enquanto a segunda e a terceira, respectivamente, se dedicam a problematizar as finalidades formativas do curso de Pedagogia e a condição profissional de pedagogas(os). Acredita-se na Pedagogia, como ciência da Educação, cujo objeto, o fenômeno educacional, demanda estudos aliando esta ciência com outras. Nessa perspectiva, potencializa-se o Curso e apresenta-se um caminho: centrá-lo na ciência, a Pedagogia, e, com base nela, abordar os múltiplos aspectos do fenômeno estudado. Assim constituída, a Pedagogia torna-se precisa, localizada espaço-temporalmente, e, por que não, referência para as demais licenciaturas.

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Biografía del autor/a

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulLicenciatura Plena em Letras, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Mestrado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulDoutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pedagogo pela Universidade Federal de Campina Grande Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES)

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão Sertão

Psicologia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Pedagogia. Centro Universitário Leonardo da VinciMestrado em Educação Nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulDoutorado em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciatura em Pedagogia, Centro Universitário de Maringá Licenciatura em História, Universidade de Santa Cruz do Sul Mestrado em Educação, Universidade Federal do rio Grande do Sul Doutorado em Educação, Universidade Federal Fluminense Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC. 

Citas

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Ferreira, L. S., Lima Severo, J. L. R. de, Castaman, A. S., & Lima, J. F. L. de. (2024). O campo da Pedagogia: aspectos teóricos, formativos e profissionais . PARADIGMA, 45(1), e2024001. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024001.id1546