O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos e as interfaces entre formação e exercício profissional

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024022.id1568

Palabras clave:

Curso de Pedagogia., Docência., Formação profissional.

Resumen

Este estudo tem como objetivo refletir, a partir do olhar de egressas, sobre o processo de formação docente vivenciado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus de Picos em interface com o exercício profissional da docência.  Toma como ponto de partida a reflexão sobre o modo como as disputas conceituais e políticas presentes na constituição histórica do curso de pedagogia no Brasil afetam a sua identidade e da profissão.  Metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, cujo desenvolvimento procedeu-se a partir de pesquisa de campo, com realização de entrevistas semiestruturadas junto a três egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos. Os dados foram analisados a partir dos contributos de Pedroso (et al., 2019), Gatti (et al., 2019), Pimenta, Pinto e Severo (2020), Moreira e Franco (2024), dentre outros. Os resultados apontam que o currículo dos cursos de pedagogia, construído a partir das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006, afeta o exercício profissional dos pedagogos de diferentes formas, de modo positivo, pelas aprendizagens decorrentes das oportunidades de vivência do tripé ensino-pesquisa-extensão; e por outro, de modo negativo, em decorrência das lacunas originadas por problemáticas históricas, como a dispersão das disciplinas, a cisão entre teoria e prática  e o distanciamento entre formação e profissão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Licenciada em Pedagogia (FAEPI) e Letras (UFC) Mestrado em Educação (UECE) e Doutorado em Educação (UFC) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira EDDocência – Linha: Didática, Formação de Professores e Trabalho Docente

Maria da Cruz Santos Guimarães, Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí

Licenciada em Pedagogia (UFPI) Mestrado em Educação (UECE) Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí EDDocência – Linha: Didática, Formação de Professores e Trabalho Docente

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Licenciado em Pedagogia (UMESP) e Letras (UFC) Mestrado em Educação (UFC) e Doutorado em Educação (UFC) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira EDDocência – Linha: Didática, Formação de Professores e Trabalho Docente

Citas

ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação et. al. Contra a descaracterização da Formação de Professores - Nota das entidades nacionais em defesa da Res. 02 /2015. 2019. Disponível em: anped.org.br/news/contra-descaracterizacao-da-formacao-de-professores-nota-das-entidadesnacionais-em-defesa-da. Acesso em: 17 dez. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 5. ed. ed. rev. e atual. São Paulo: 70, 2020. 288p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 22/2019 do Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2021. Divulgação dos resultados. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados Acesso em: 28 abr. 2024.

BRASIL. Lei n. 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Publicada no DOU nº 12 – quinta-feira, 13 de junho de 2013 – Seção 1 – Página 59

COSTA, Elisangela André da Silva. Diálogo pedagógico entre escola e universidade a partir da formação inicial de professores: o caminho e o caminhar da UNILAB. Relatório Final de Pesquisa (Pós-Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018.

FARIA, Lenilda Rêgo Albuquerque de. Formação e trabalho do(a) pedagogo(a) docente: contribuições da Pedagogia e da Didática. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021, p. 236-265.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRE, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919 Acesso em: 15 jun. 2020.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 264p.

GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores de educação infantil em cursos de Pedagogia: reflexões e indagações. In: GOMES, Marineide de Oliveira. (Org.). Formação de professores na Educação Infantil: conquistas e realidades. Santos: Editora Universidade Leopoldianum, 2018. 114p.

GOMES, Marineide de Oliveira. PIMENTA, Selma Garrido. Unidade Teoria e Prática e Estágios Supervisionados na formação de professores polivalentes: indícios de inovação em cursos de Pedagogia no Estado de São Paulo. In: PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. DOMINGUES, Isaneide. FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade. BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes. (orgs.) Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019. Cap. 2, p. 61-111.

GUIMARÃES, Maria da Cruz Santos; COSTA, Elisangela André da Silva. O estágio de docência no processo de construção da identidade profissional de pós-graduandos. Educação e Formação [S. l.], v. 7, p. 1-20, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.4853. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4853. Acesso em: 12 mar. 2023.

MOREIRA, Jefferson da Silva; FRANCO, Maria Amélia do Santoro. Pedagogia como ciência à Pedagogia como docência: concepções em disputa no cenário brasileiro. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. 1-28, 2024. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701152815 Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1459. Acesso em: 23 fev. 2024.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. DOI https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Disponível em https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt. Acesso em: 23 fev. 2024.

PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. DOMINGUES, Isaneide. FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade. BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes. Cursos de Pedagogia: indícios de inovação na formação de professores polivalentes. In: PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. DOMINGUES, Isaneide. FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade. BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes (orgs.). Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. São Paulo: Cortez, 2019. Cap.1, p. 24-60.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018, p. 15-34.

PIMENTA, Selma Garrido. Centralidade da Didática e do Estágio nas Licenciaturas em Tempos Neoliberais. In: SILVA, Marco; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do; ZEN, Giovana Cristina. (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. - Salvador: EDUFBA, 2019, p. 19-64.

PIMENTA, Selma Garrido. FUSARI, José Cerchi. PEDROSO, Cristina Cinto Araújo; PINTO, Umberto de Andrade. Os cursos de licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo. v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701152815. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/xXzHWK8BkwCvTQSy9tc6MKb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 fev. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido. PINTO, Umberto de Andrade. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015528, p. 1-20, 2020. DOI https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15528.057. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092020000100137. Acesso em: 23 fev. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. Colaboração de Erika Barroso Dauanny e Elisangela André da Silva Costa. 8. ed. rev., atual. e ampl. - São Paulo: Cortez, 2017. 310p.

SAVIANI, Dermeval. Curso de Pedagogia no Brasil: 80 anos de história. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021, p. 128-213.

UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos-PI, 2006.

Publicado

30-09-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 53     PDF (Português (Brasil)) downloads: 18

Cómo citar

Costa, E. A. da S., Guimarães, M. da C. S., & Martins, E. S. (2024). O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos e as interfaces entre formação e exercício profissional. PARADIGMA, 45(1), e2024022. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024022.id1568