O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos e as interfaces entre formação e exercício profissional
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024022.id1568Palavras-chave:
Curso de Pedagogia., Docência., Formação profissional.Resumo
Este estudo tem como objetivo refletir, a partir do olhar de egressas, sobre o processo de formação docente vivenciado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus de Picos em interface com o exercício profissional da docência. Toma como ponto de partida a reflexão sobre o modo como as disputas conceituais e políticas presentes na constituição histórica do curso de pedagogia no Brasil afetam a sua identidade e da profissão. Metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, cujo desenvolvimento procedeu-se a partir de pesquisa de campo, com realização de entrevistas semiestruturadas junto a três egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos. Os dados foram analisados a partir dos contributos de Pedroso (et al., 2019), Gatti (et al., 2019), Pimenta, Pinto e Severo (2020), Moreira e Franco (2024), dentre outros. Os resultados apontam que o currículo dos cursos de pedagogia, construído a partir das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006, afeta o exercício profissional dos pedagogos de diferentes formas, de modo positivo, pelas aprendizagens decorrentes das oportunidades de vivência do tripé ensino-pesquisa-extensão; e por outro, de modo negativo, em decorrência das lacunas originadas por problemáticas históricas, como a dispersão das disciplinas, a cisão entre teoria e prática e o distanciamento entre formação e profissão.Downloads
Referências
ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação et. al. Contra a descaracterização da Formação de Professores - Nota das entidades nacionais em defesa da Res. 02 /2015. 2019. Disponível em: anped.org.br/news/contra-descaracterizacao-da-formacao-de-professores-nota-das-entidadesnacionais-em-defesa-da. Acesso em: 17 dez. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 5. ed. ed. rev. e atual. São Paulo: 70, 2020. 288p.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 22/2019 do Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2021. Divulgação dos resultados. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados Acesso em: 28 abr. 2024.
BRASIL. Lei n. 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Publicada no DOU nº 12 – quinta-feira, 13 de junho de 2013 – Seção 1 – Página 59
COSTA, Elisangela André da Silva. Diálogo pedagógico entre escola e universidade a partir da formação inicial de professores: o caminho e o caminhar da UNILAB. Relatório Final de Pesquisa (Pós-Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018.
FARIA, Lenilda Rêgo Albuquerque de. Formação e trabalho do(a) pedagogo(a) docente: contribuições da Pedagogia e da Didática. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021, p. 236-265.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRE, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919 Acesso em: 15 jun. 2020.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 264p.
GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores de educação infantil em cursos de Pedagogia: reflexões e indagações. In: GOMES, Marineide de Oliveira. (Org.). Formação de professores na Educação Infantil: conquistas e realidades. Santos: Editora Universidade Leopoldianum, 2018. 114p.
GOMES, Marineide de Oliveira. PIMENTA, Selma Garrido. Unidade Teoria e Prática e Estágios Supervisionados na formação de professores polivalentes: indícios de inovação em cursos de Pedagogia no Estado de São Paulo. In: PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. DOMINGUES, Isaneide. FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade. BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes. (orgs.) Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019. Cap. 2, p. 61-111.
GUIMARÃES, Maria da Cruz Santos; COSTA, Elisangela André da Silva. O estágio de docência no processo de construção da identidade profissional de pós-graduandos. Educação e Formação [S. l.], v. 7, p. 1-20, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.4853. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4853. Acesso em: 12 mar. 2023.
MOREIRA, Jefferson da Silva; FRANCO, Maria Amélia do Santoro. Pedagogia como ciência à Pedagogia como docência: concepções em disputa no cenário brasileiro. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. 1-28, 2024. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701152815 Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1459. Acesso em: 23 fev. 2024.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. DOI https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Disponível em https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt. Acesso em: 23 fev. 2024.
PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. DOMINGUES, Isaneide. FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade. BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes. Cursos de Pedagogia: indícios de inovação na formação de professores polivalentes. In: PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. DOMINGUES, Isaneide. FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade. BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes (orgs.). Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. São Paulo: Cortez, 2019. Cap.1, p. 24-60.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018, p. 15-34.
PIMENTA, Selma Garrido. Centralidade da Didática e do Estágio nas Licenciaturas em Tempos Neoliberais. In: SILVA, Marco; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do; ZEN, Giovana Cristina. (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. - Salvador: EDUFBA, 2019, p. 19-64.
PIMENTA, Selma Garrido. FUSARI, José Cerchi. PEDROSO, Cristina Cinto Araújo; PINTO, Umberto de Andrade. Os cursos de licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo. v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701152815. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/xXzHWK8BkwCvTQSy9tc6MKb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 fev. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido. PINTO, Umberto de Andrade. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015528, p. 1-20, 2020. DOI https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15528.057. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092020000100137. Acesso em: 23 fev. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. Colaboração de Erika Barroso Dauanny e Elisangela André da Silva Costa. 8. ed. rev., atual. e ampl. - São Paulo: Cortez, 2017. 310p.
SAVIANI, Dermeval. Curso de Pedagogia no Brasil: 80 anos de história. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021, p. 128-213.
UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos-PI, 2006.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 53 PDF downloads: 18
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisangela André da Silva Costa, Maria da Cruz Santos Guimarães, Elcimar Simão Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.