O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos e as interfaces entre formação e exercício profissional
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024022.id1568Palavras-chave:
Curso de Pedagogia., Docência., Formação profissional.Resumo
Este estudo tem como objetivo refletir, a partir do olhar de egressas, sobre o processo de formação docente vivenciado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus de Picos em interface com o exercício profissional da docência. Toma como ponto de partida a reflexão sobre o modo como as disputas conceituais e políticas presentes na constituição histórica do curso de pedagogia no Brasil afetam a sua identidade e da profissão. Metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, cujo desenvolvimento procedeu-se a partir de pesquisa de campo, com realização de entrevistas semiestruturadas junto a três egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos. Os dados foram analisados a partir dos contributos de Pedroso (et al., 2019), Gatti (et al., 2019), Pimenta, Pinto e Severo (2020), Moreira e Franco (2024), dentre outros. Os resultados apontam que o currículo dos cursos de pedagogia, construído a partir das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006, afeta o exercício profissional dos pedagogos de diferentes formas, de modo positivo, pelas aprendizagens decorrentes das oportunidades de vivência do tripé ensino-pesquisa-extensão; e por outro, de modo negativo, em decorrência das lacunas originadas por problemáticas históricas, como a dispersão das disciplinas, a cisão entre teoria e prática e o distanciamento entre formação e profissão.Downloads
Referências
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