O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos e as interfaces entre formação e exercício profissional

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024022.id1568

Keywords:

Curso de Pedagogia., Docência., Formação profissional.

Abstract

Este estudo tem como objetivo refletir, a partir do olhar de egressas, sobre o processo de formação docente vivenciado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus de Picos em interface com o exercício profissional da docência.  Toma como ponto de partida a reflexão sobre o modo como as disputas conceituais e políticas presentes na constituição histórica do curso de pedagogia no Brasil afetam a sua identidade e da profissão.  Metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, cujo desenvolvimento procedeu-se a partir de pesquisa de campo, com realização de entrevistas semiestruturadas junto a três egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos. Os dados foram analisados a partir dos contributos de Pedroso (et al., 2019), Gatti (et al., 2019), Pimenta, Pinto e Severo (2020), Moreira e Franco (2024), dentre outros. Os resultados apontam que o currículo dos cursos de pedagogia, construído a partir das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006, afeta o exercício profissional dos pedagogos de diferentes formas, de modo positivo, pelas aprendizagens decorrentes das oportunidades de vivência do tripé ensino-pesquisa-extensão; e por outro, de modo negativo, em decorrência das lacunas originadas por problemáticas históricas, como a dispersão das disciplinas, a cisão entre teoria e prática  e o distanciamento entre formação e profissão.

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Author Biographies

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Licenciada em Pedagogia (FAEPI) e Letras (UFC) Mestrado em Educação (UECE) e Doutorado em Educação (UFC) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira EDDocência – Linha: Didática, Formação de Professores e Trabalho Docente

Maria da Cruz Santos Guimarães, Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí

Licenciada em Pedagogia (UFPI) Mestrado em Educação (UECE) Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí EDDocência – Linha: Didática, Formação de Professores e Trabalho Docente

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Licenciado em Pedagogia (UMESP) e Letras (UFC) Mestrado em Educação (UFC) e Doutorado em Educação (UFC) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira EDDocência – Linha: Didática, Formação de Professores e Trabalho Docente

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Published

2024-09-30

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How to Cite

Costa, E. A. da S., Guimarães, M. da C. S., & Martins, E. S. (2024). O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Picos e as interfaces entre formação e exercício profissional. PARADIGMA, 45(1), e2024022. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024022.id1568