Cursos de Pedagogia no estado da Paraíba: uma análise de oferta, perfis institucionais e organização curricular

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024023.id1569

Palabras clave:

Pedagogia., Educação Superior., Currículo.

Resumen

No Brasil, o curso de Pedagogia ocupa o primeiro lugar em matrículas entre os cursos de graduação, com oferta predominantemente privada e na modalidade à distância. A amplitude dessa oferta resulta de circunstâncias históricas que podem ser explicadas, de um lado, pela necessidade de atender à formação de professoras/es para as etapas iniciais da Educação Básica em diferentes territórios, assumida por políticas públicas, e, de outro lado, pela agenda privada de mercantilização da Educação Superior. Este texto apresenta um panorama da oferta de cursos de Licenciatura em Pedagogia no estado da Paraíba e analisa seus perfis institucionais, a partir de dados sobre criação, funcionamento atual, número de vagas ofertadas e aspectos gerais de organização curricular. Com base nisso, assinala o lugar estratégico que o curso ocupa na agenda de desenvolvimento social e educacional do estado e os desafios de formação inicial de pedagogas/os para atuação na escola e em outros contextos não escolares.

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Biografía del autor/a

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus I

Pedagogo. Mestre e Doutor em Educação com estágio de Pós-Doutorado em Teoria da Pedagogia. É professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba, onde atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), da Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED).

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus I

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação com estágio de Pós-Doutorado em Educação. É professora titular da Universidade Federal da Paraíba, onde atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Severo, J. L. R. de L., & Carvalho, M. E. P. de. (2024). Cursos de Pedagogia no estado da Paraíba: uma análise de oferta, perfis institucionais e organização curricular. PARADIGMA, 45(1), e2024023. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024023.id1569