Cursos de Pedagogia no estado da Paraíba: uma análise de oferta, perfis institucionais e organização curricular

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024023.id1569

Keywords:

Pedagogia., Educação Superior., Currículo.

Abstract

No Brasil, o curso de Pedagogia ocupa o primeiro lugar em matrículas entre os cursos de graduação, com oferta predominantemente privada e na modalidade à distância. A amplitude dessa oferta resulta de circunstâncias históricas que podem ser explicadas, de um lado, pela necessidade de atender à formação de professoras/es para as etapas iniciais da Educação Básica em diferentes territórios, assumida por políticas públicas, e, de outro lado, pela agenda privada de mercantilização da Educação Superior. Este texto apresenta um panorama da oferta de cursos de Licenciatura em Pedagogia no estado da Paraíba e analisa seus perfis institucionais, a partir de dados sobre criação, funcionamento atual, número de vagas ofertadas e aspectos gerais de organização curricular. Com base nisso, assinala o lugar estratégico que o curso ocupa na agenda de desenvolvimento social e educacional do estado e os desafios de formação inicial de pedagogas/os para atuação na escola e em outros contextos não escolares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus I

Pedagogo. Mestre e Doutor em Educação com estágio de Pós-Doutorado em Teoria da Pedagogia. É professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba, onde atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), da Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED).

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus I

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação com estágio de Pós-Doutorado em Educação. É professora titular da Universidade Federal da Paraíba, onde atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

References

ALMERON, Andrews Alves; PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. Educação a distância e a formação docente: expansão e mercadorização. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, n. 31, p.1- 23, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/79930 Acesso em: 30 de janeiro de 2023.

ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Entender la didáctica, entender el currículum. Madrid: Niño y Dávila, 2001.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP 02/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores para a Educação Básica – BNC Formação. Brasília-DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2019/124721-texto-referencia-formacao-de-professores/file. Acesso em: 31/01/2023.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP n.1, de 15 de maio de 2006. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 31/01/2023.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file Acesso em: 31/01/2023.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília: DF,1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em: 31/01/2023.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Formação em cursos de Licenciatura em Pedagogia na Paraíba: sinalizações sobre impactos para o desenvolvimento educacional do estado. Projeto financiado pelo Edital FAPESQ/PB Nº 09/2021 Demanda Universal. Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia - SEECT, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ, João Pessoa, 2021.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2021. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 30 de janeiro de 2023.

KASSIS, Renata Nassralla. A formação docente nas instituições de ensino superior privadas: tensões enfrentadas por professores e alunos nos cursos de Pedagogia. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de São Paulo, 2021.

PARAÍBA. Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão. Boletim de Indicadores Socioeconômicos do Estado da Paraíba. João Pessoa: PB, 2020. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-planejamento-orcamento-e-gestao/arquivos/notas-tecnicas/boletim-indicadores-sociais.pdf Acesso em: 31/01/2023.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, v.38, 2022, p. 1-17. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 31/01/2023.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. 2, ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. As práticas didáticas de professores formadores como fator de (des)engajamento acadêmico no ensino superior: perspectivas de estudantes de licenciaturas. In: Anais do XXVI EPEN - ANPED Nordeste. São Luís: UFMA, 2022.

Published

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 54     PDF (Português (Brasil)) downloads: 37

How to Cite

Severo, J. L. R. de L., & Carvalho, M. E. P. de. (2024). Cursos de Pedagogia no estado da Paraíba: uma análise de oferta, perfis institucionais e organização curricular. PARADIGMA, 45(1), e2024023. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024023.id1569