Cursos de Pedagogia no estado da Paraíba: uma análise de oferta, perfis institucionais e organização curricular
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024023.id1569Palavras-chave:
Pedagogia., Educação Superior., Currículo.Resumo
No Brasil, o curso de Pedagogia ocupa o primeiro lugar em matrículas entre os cursos de graduação, com oferta predominantemente privada e na modalidade à distância. A amplitude dessa oferta resulta de circunstâncias históricas que podem ser explicadas, de um lado, pela necessidade de atender à formação de professoras/es para as etapas iniciais da Educação Básica em diferentes territórios, assumida por políticas públicas, e, de outro lado, pela agenda privada de mercantilização da Educação Superior. Este texto apresenta um panorama da oferta de cursos de Licenciatura em Pedagogia no estado da Paraíba e analisa seus perfis institucionais, a partir de dados sobre criação, funcionamento atual, número de vagas ofertadas e aspectos gerais de organização curricular. Com base nisso, assinala o lugar estratégico que o curso ocupa na agenda de desenvolvimento social e educacional do estado e os desafios de formação inicial de pedagogas/os para atuação na escola e em outros contextos não escolares.Downloads
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