Da formação à pesquisa sobre professores que ensinam Matemática: contribuições da Teoria da Objetivação para a compreensão do desenvolvimento do pensamento algébrico

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024002.id1574

Palabras clave:

Teoria da Objetivação, Pesquisa em Educação Matemática, Pensamento Algébrico, Formação de Professores, Ensino de álgebra nos anos iniciais

Resumen

Este trabalho visa abordar as contribuições da Teoria da Objetivação para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, a partir de  um recorte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no contexto de uma pesquisa coletiva sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática que teve como objetivo identificar as formas de generalização manifestadas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao resolverem tarefas envolvendo o conhecimento algébrico. Na primeira parte do texto retratamos a Teoria da Objetivação como base teórica para a pesquisa e suas contribuições para o desenho da atividade de formação de professores aos professores. Na segunda parte, o texto envolve a Teoria da Objetivação como base metodológica da pesquisa tanto na coleta como na análise de dados. A análise multimodal da TO se mostrou potencial para revelar as formas de generalização características do movimento de pensar algebricamente dos professores. Como resultado, a Teoria da Objetivação parece ser uma teoria com potencial para investigar a formação de professores. Oferece ideias para a desenho de tarefas matemáticas e para a organização do espaço formativo em que professores e formadores/investigadores se envolvem juntos em atividade, no labor conjunto, num processo dialógico e criativo de produção de ideias e contradições, do qual emerge uma forma incorporada e sensível de pensar algebricamente em relação dialética com a cultura e a história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iraji de Oliveira Romeiro, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Licenciatura em Matemática – Faculdades Guarulhos Mestrado em Educação – Universidade Federal de São Paulo Doutorado em Educação – Universidade Federal de São Paulo Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural – Educação Matemática

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo – Departamento de Educação

Licenciatura em Matemática – Universidade de São Paulo Mestrado em Educação – Universidade de São Paulo Doutorado em Educação – Universidade de São Paulo Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural – Educação Matemática

Luis Radford, Laurentian University, Canadá.

Doutor em Didática da Matemática, Strasbourg, França. Professor Emérito da Laurentian University, Canadá

Citas

BRASIL. (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018.

DAVÍDOV, V. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psiquico: Investigación psicológica y experimental. Editorial Progresso. Moscu, 1988.

DICIONÁRIO HOUAISS, 2024. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br>. Acesso em: 10 de abri de 2024.

FILLOY, E.; ROJANO, T. Soving Equations: Transition from Arithmetic to Algebra. For the learning of matemátics. V. 9, nº 2, p. 19-25. FLM Publish Association. Montreal. Quebec. Canadá, 1989.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A.; MIGUEL, A. Contribuição para um Repensar… A educação algébrica elementar. In: Pro-Prosições. V. 4, nº 10, p. 79-91, 1993.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

KAPUT, J. J. Teaching and Learning a New Algebra with Understanding. National Center for Improving Student Learning and Achievement in Mathematics and Science. Washington: National Science Foundation, Arlington, 2000.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o Século XXI. 2. Ed. Campinas: Papirus, 1998.

MORETTI, V. D.; RADFORD, L. Contribuições da Teoria da Objetivação para a Análise multimodal de vídeos na Pesquisa sobre formação de Professores que ensinam matemática. VIII SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. SBEM, 2021.

MORETTI, V. D.; VIRGENS, W. P.; ROMEIRO, I. O. Generalização Teórica e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: contribuições para a formação de professores dos Anos Iniciais. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, p. 1457-1477, 2022.

MORETTI, V. D.; RADFORD, L. Análise multimodal de vídeos: contribuições da Teoria da Objetivação para a pesquisa sobre formação de professores que ensinam Matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6236101, 2023. DOI: 10.14244/198271996236. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6236. Acesso em: 12 abr. 2024.

RADFORD, L. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

RADFORD, L. On the development of early algebraic thinking. PNA 64(1), p.117-133, 2012.

RADFORD, L. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. In: Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n.18, pp. 547-567. 2015. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1463/970. Acesso em 25/03/2024.

RADFORD, L. A teoria da Objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em Educação Matemática. In: MORETTI, V. D.; CEDRO, W. L. Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: Um olhar sobre as pesquisas. P. 229-261. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2017a.

RADFORD, L. Ser, subjetividad y alienación. In: D’AMORE, B., & RADFORD, L. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2017b, p. 137-166.

RADFORD, L. The emergence of symbolic algebraic thinking in primary school. In KIERAN, C. (Ed.) Teaching and learning algebraic thinking with 5- to 12-year-olds: The global evolution of an emerging field of research and practice. p. 3-25. New York: Springer, 2018.

RADFORD, L. Teoria da Objetivação: Uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. Tradução de Bernadete B Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

ROMEIRO, I. O. Formas de generalização no processo formativo de professores envolvendo elementos do conhecimento algébrico nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Educação) – 272f. Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.

SANTOS, F. C. F. Desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais em atividade de ensino: o pensamento teórico mediado por conceitos algébricos. Dissertação [Mestrado]. Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2020.

SOUSA, M. C.; PANOSSIAN, M. L.; CEDRO, W. L. Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: O percurso dos conceitos algébricos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

VERGEL, R. C.; RADFORD, L.; ROJAS. P. J. G. Zona conceptual de formas de pensamiento aritmético "sofisticado" y proto-formas de pensamiento algebraico: una contribución a la noción de zona de emergencia del pensamiento algebraico. Bolema, Rio Claro (SP), v.36, n.74, p.1174-1192, dez. 2022. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n74a11.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. 2ª triagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ZEFERINO, L. C. A Organização do Ensino para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática. Tese (Doutorado em Educação) – 229f. Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2024. Versão Provisória.

Publicado

01-11-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 58     PDF (Português (Brasil)) downloads: 48

Cómo citar

Romeiro, I. de O., Moretti, V. D., & Radford, L. (2024). Da formação à pesquisa sobre professores que ensinam Matemática: contribuições da Teoria da Objetivação para a compreensão do desenvolvimento do pensamento algébrico. PARADIGMA, 45(2), e2024002. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024002.id1574