Da formação à pesquisa sobre professores que ensinam Matemática: contribuições da Teoria da Objetivação para a compreensão do desenvolvimento do pensamento algébrico

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024002.id1574

Palavras-chave:

Teoria da Objetivação, Pesquisa em Educação Matemática, Pensamento Algébrico, Formação de Professores, Ensino de álgebra nos anos iniciais

Resumo

Este trabalho visa abordar as contribuições da Teoria da Objetivação para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, a partir de  um recorte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no contexto de uma pesquisa coletiva sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática que teve como objetivo identificar as formas de generalização manifestadas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao resolverem tarefas envolvendo o conhecimento algébrico. Na primeira parte do texto retratamos a Teoria da Objetivação como base teórica para a pesquisa e suas contribuições para o desenho da atividade de formação de professores aos professores. Na segunda parte, o texto envolve a Teoria da Objetivação como base metodológica da pesquisa tanto na coleta como na análise de dados. A análise multimodal da TO se mostrou potencial para revelar as formas de generalização características do movimento de pensar algebricamente dos professores. Como resultado, a Teoria da Objetivação parece ser uma teoria com potencial para investigar a formação de professores. Oferece ideias para a desenho de tarefas matemáticas e para a organização do espaço formativo em que professores e formadores/investigadores se envolvem juntos em atividade, no labor conjunto, num processo dialógico e criativo de produção de ideias e contradições, do qual emerge uma forma incorporada e sensível de pensar algebricamente em relação dialética com a cultura e a história.

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Biografia do Autor

Iraji de Oliveira Romeiro, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Licenciatura em Matemática – Faculdades Guarulhos Mestrado em Educação – Universidade Federal de São Paulo Doutorado em Educação – Universidade Federal de São Paulo Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural – Educação Matemática

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo – Departamento de Educação

Licenciatura em Matemática – Universidade de São Paulo Mestrado em Educação – Universidade de São Paulo Doutorado em Educação – Universidade de São Paulo Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural – Educação Matemática

Luis Radford, Laurentian University, Canadá.

Doutor em Didática da Matemática, Strasbourg, França. Professor Emérito da Laurentian University, Canadá.

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Publicado

2024-11-01

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Como Citar

Romeiro, I. de O., Moretti, V. D., & Radford, L. (2024). Da formação à pesquisa sobre professores que ensinam Matemática: contribuições da Teoria da Objetivação para a compreensão do desenvolvimento do pensamento algébrico. PARADIGMA, 45(2), e2024002. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024002.id1574