O ensino de ciências à luz da Teoria da Objetivação: a ética comunitária como alternativa para a sala de aula

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1578

Palabras clave:

Vacinas, Processo ensino-aprendizagem, Labor conjunto, Ética comunitária

Resumen

A Teoria da Objetivação (TO) leva em consideração tanto o encontro crítico com os saberes histórico-culturais, quanto a transformação dos sujeitos, por meio de práticas educacionais éticas e coletivas. Para tanto, à luz da TO, pressupõe-se que as relações entre os sujeitos em sala de aula, professor(a) e estudantes, sejam pautadas nos princípios da ética comunitária: a responsabilidade, o compromisso e o cuidado com os outros. Com este artigo, objetivou-se analisar as interações realizadas em sala de aula, durante a implementação de uma ação que constitui parte de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) sobre o tema vacinas, no contexto do ensino de ciências, com vistas a identificar possíveis indícios ou elementos da ética comunitária. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada com estudantes de 12 a 13 anos, do 7° ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Campo Grande (MS), Brasil. As análises sugerem que as interações realizadas entre os sujeitos apresentam indícios da ética comunitária e corroboraram para a aprendizagem coletiva e não alienante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Shirley Takeco Gobara, Universidade de Mato Grosso do Sul

Graduação em Física, Universidade Federal de São Carlos, Brasil Mestrado em Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil  Mestrado e Doutorado em Didactique Des Disciplines Scientifiques na Université Claude Bernarde-Lyon I. Pós-doutorado na Univresité Lumière Lyon 2. França Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC) da Fundação Universidade de Mato Grosso do Sul, Brasil Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências (GINPEC/CNPq)

Gilson da Rocha Santos, Professor da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande e na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Mestrado em Biologia Animal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Doutorando em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Professor da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande e na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, Brasil

Citas

CAMILOTTI, D. C.; GOBARA, S. T. Formação continuada e permanente de professores: emancipação coletiva das práticas pedagógicas alienantes. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 01–18, 2021. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22. Acesso em: 05 jan. 2024.

CAMILOTTI, D. C.; GOBARA, S. T. Formação continuada e permanente de professores e o planejamento coletivo das aulas de Ciências. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 15, n. 32, p. 105–120, 2023. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/649. Acesso em: 05 jan. 2024.

CAMILOTTI; D. C.; PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. Análises das interações em contextos de ensino e aprendizagem: um dispositivo analítico baseado na teoria da objetivação. Anais -V Congresso de Educação da Grande Dourados, 2019. Disponível em: https://congressoeducacaof.wixsite.com/ufgd/anais. Acesso em: 05 jan. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOBARA, S. T.; RADFORD, L. Teoria da objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

GOBARA, S. T.; SILVA, R. C.; PLAÇA, J. S. V. A Teoria da Objetivação: novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de física. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, Amazonas, Brasil, v. 23, n° 2, p. 47-69, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/6710. Acesso em: 05 jan. 2024.

MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.; RADFORD, L. Questões em torno da Teoria da Objetivação. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, n°1, p.230-251, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/42548. Acesso em: 05 jan. 2024.

MOREY, B. B.; NASCIMENTO, V. L. Historia de las matemáticas en la educación matemática: la importancia de explicitar las posiciones teóricas. Paradigma, [S. l.], p. 180-196, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/837. Acesso em: 05 jan. 2024.

RADFORD, L. Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la teoría de la objetivación. PNA, v. 12, n° 2, p. 61-80, 2018a. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/article/view/6965. Acesso em: 05 jan. 2024.

RADFORD, L. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 7, n° 2, 132- 150, 2014. Disponível em: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/123. Acesso em 05 jan. 2024.

RADFORD, L. Methodological aspects of the theory of objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n° 18, p. 547-567, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1463. Acesso em: 05 jan. 2024.

RADFORD, L. On the Epistemology of the Theory of Objectification. In: JANKVIST; U. T. HEUVEL-PANHUIZEN, M. V. D.; VELDHUIS, M. (Eds.). Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11). Utrecht, the Netherlands: ERME, 2019. p. 3062-3069. Disponível em: https://hal.science/hal-02417416/. Acesso em: 05 jan. 2024.

RADFORD, L. Semiosis and Subjectification: The Classroom Constitution of Mathematical Subjects. In: PRESMEG, N.; RADFORD, L.; ROTH, M.; KADUNZ, G. (Eds). Signs of signification. Semiotics in mathematics education research, Cham, Switzerland: Springer. 2018c. p. 21-35. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-70287-2. Acesso em: 05 jan. 2024.

RADFORD, L. Teaching and learning (algebra or something else): Working together to make sense of similarities and differences between theories (and understanding oneself). In: AERA Symposium Dealing with Diverse Discourses (3D): Can We Build on Each Other’s Research Contributions? New York, 2018b. Disponível em: https://www.luisradford.ca/pub/2018%20-%20Radford%20-%20AERA%202018.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.

RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2021.

RADFORD, L. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación [A journey through the theory of objectification]. In: GOBARA, S. T.; RADFORD, L. (Eds.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2020. p. 15-42.

RADFORD, L. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação matemática. In: MORETTI, V. D.; CEDRO, L. C. (org.). Educação Matemática e a teoria histórico-cultural. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2017. p. 229-261.

RADFORD, L. Sobre a alienação na sala de aula de matemática. Jornal Internacional de Pesquisa Educacional, v. 79, 258-266, 2016. Disponível em: https://www.luisradford.ca/pub/2016%20-%20Radford%20-%20On%20alienation%20-%20web.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.

XIMENES, F. A.; GOBARA, S. T.; RADFORD, L. O estudo da temática piracema na perspectiva da teoria da objetivação. Revista Electrónica de Enseanza de las Ciencias, v. 19, p. 109-130, 2019. Disponível em: https://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/442. Acesso em: 05 jan. 2024.

Publicado

01-11-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 54     PDF (Português (Brasil)) downloads: 41

Cómo citar

Gobara, S. T., & Santos, G. da R. (2024). O ensino de ciências à luz da Teoria da Objetivação: a ética comunitária como alternativa para a sala de aula. PARADIGMA, 45(2), e2024005. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1578

Artículos más leídos del mismo autor/a