O ensino de ciências à luz da Teoria da Objetivação: a ética comunitária como alternativa para a sala de aula
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1578Palabras clave:
Vacinas, Processo ensino-aprendizagem, Labor conjunto, Ética comunitáriaResumen
A Teoria da Objetivação (TO) leva em consideração tanto o encontro crítico com os saberes histórico-culturais, quanto a transformação dos sujeitos, por meio de práticas educacionais éticas e coletivas. Para tanto, à luz da TO, pressupõe-se que as relações entre os sujeitos em sala de aula, professor(a) e estudantes, sejam pautadas nos princípios da ética comunitária: a responsabilidade, o compromisso e o cuidado com os outros. Com este artigo, objetivou-se analisar as interações realizadas em sala de aula, durante a implementação de uma ação que constitui parte de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) sobre o tema vacinas, no contexto do ensino de ciências, com vistas a identificar possíveis indícios ou elementos da ética comunitária. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada com estudantes de 12 a 13 anos, do 7° ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Campo Grande (MS), Brasil. As análises sugerem que as interações realizadas entre os sujeitos apresentam indícios da ética comunitária e corroboraram para a aprendizagem coletiva e não alienante.Descargas
Citas
CAMILOTTI, D. C.; GOBARA, S. T. Formação continuada e permanente de professores: emancipação coletiva das práticas pedagógicas alienantes. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 01–18, 2021. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22. Acesso em: 05 jan. 2024.
CAMILOTTI, D. C.; GOBARA, S. T. Formação continuada e permanente de professores e o planejamento coletivo das aulas de Ciências. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 15, n. 32, p. 105–120, 2023. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/649. Acesso em: 05 jan. 2024.
CAMILOTTI; D. C.; PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. Análises das interações em contextos de ensino e aprendizagem: um dispositivo analítico baseado na teoria da objetivação. Anais -V Congresso de Educação da Grande Dourados, 2019. Disponível em: https://congressoeducacaof.wixsite.com/ufgd/anais. Acesso em: 05 jan. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GOBARA, S. T.; RADFORD, L. Teoria da objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
GOBARA, S. T.; SILVA, R. C.; PLAÇA, J. S. V. A Teoria da Objetivação: novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de física. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, Amazonas, Brasil, v. 23, n° 2, p. 47-69, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/6710. Acesso em: 05 jan. 2024.
MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.; RADFORD, L. Questões em torno da Teoria da Objetivação. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, n°1, p.230-251, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/42548. Acesso em: 05 jan. 2024.
MOREY, B. B.; NASCIMENTO, V. L. Historia de las matemáticas en la educación matemática: la importancia de explicitar las posiciones teóricas. Paradigma, [S. l.], p. 180-196, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/837. Acesso em: 05 jan. 2024.
RADFORD, L. Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la teoría de la objetivación. PNA, v. 12, n° 2, p. 61-80, 2018a. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/article/view/6965. Acesso em: 05 jan. 2024.
RADFORD, L. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 7, n° 2, 132- 150, 2014. Disponível em: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/123. Acesso em 05 jan. 2024.
RADFORD, L. Methodological aspects of the theory of objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n° 18, p. 547-567, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1463. Acesso em: 05 jan. 2024.
RADFORD, L. On the Epistemology of the Theory of Objectification. In: JANKVIST; U. T. HEUVEL-PANHUIZEN, M. V. D.; VELDHUIS, M. (Eds.). Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11). Utrecht, the Netherlands: ERME, 2019. p. 3062-3069. Disponível em: https://hal.science/hal-02417416/. Acesso em: 05 jan. 2024.
RADFORD, L. Semiosis and Subjectification: The Classroom Constitution of Mathematical Subjects. In: PRESMEG, N.; RADFORD, L.; ROTH, M.; KADUNZ, G. (Eds). Signs of signification. Semiotics in mathematics education research, Cham, Switzerland: Springer. 2018c. p. 21-35. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-70287-2. Acesso em: 05 jan. 2024.
RADFORD, L. Teaching and learning (algebra or something else): Working together to make sense of similarities and differences between theories (and understanding oneself). In: AERA Symposium Dealing with Diverse Discourses (3D): Can We Build on Each Other’s Research Contributions? New York, 2018b. Disponível em: https://www.luisradford.ca/pub/2018%20-%20Radford%20-%20AERA%202018.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.
RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2021.
RADFORD, L. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación [A journey through the theory of objectification]. In: GOBARA, S. T.; RADFORD, L. (Eds.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2020. p. 15-42.
RADFORD, L. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação matemática. In: MORETTI, V. D.; CEDRO, L. C. (org.). Educação Matemática e a teoria histórico-cultural. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2017. p. 229-261.
RADFORD, L. Sobre a alienação na sala de aula de matemática. Jornal Internacional de Pesquisa Educacional, v. 79, 258-266, 2016. Disponível em: https://www.luisradford.ca/pub/2016%20-%20Radford%20-%20On%20alienation%20-%20web.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.
XIMENES, F. A.; GOBARA, S. T.; RADFORD, L. O estudo da temática piracema na perspectiva da teoria da objetivação. Revista Electrónica de Enseanza de las Ciencias, v. 19, p. 109-130, 2019. Disponível em: https://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/442. Acesso em: 05 jan. 2024.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 54 PDF (Português (Brasil)) downloads: 41
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Shirley Takeco Gobara, Gilson da Rocha Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.