O ensino de ciências à luz da Teoria da Objetivação: a ética comunitária como alternativa para a sala de aula
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1578Palavras-chave:
Vacinas, Processo ensino-aprendizagem, Labor conjunto, Ética comunitáriaResumo
A Teoria da Objetivação (TO) leva em consideração tanto o encontro crítico com os saberes histórico-culturais, quanto a transformação dos sujeitos, por meio de práticas educacionais éticas e coletivas. Para tanto, à luz da TO, pressupõe-se que as relações entre os sujeitos em sala de aula, professor(a) e estudantes, sejam pautadas nos princípios da ética comunitária: a responsabilidade, o compromisso e o cuidado com os outros. Com este artigo, objetivou-se analisar as interações realizadas em sala de aula, durante a implementação de uma ação que constitui parte de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) sobre o tema vacinas, no contexto do ensino de ciências, com vistas a identificar possíveis indícios ou elementos da ética comunitária. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada com estudantes de 12 a 13 anos, do 7° ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Campo Grande (MS), Brasil. As análises sugerem que as interações realizadas entre os sujeitos apresentam indícios da ética comunitária e corroboraram para a aprendizagem coletiva e não alienante.Downloads
Referências
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