O ensino de ciências à luz da Teoria da Objetivação: a ética comunitária como alternativa para a sala de aula

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1578

Palavras-chave:

Vacinas, Processo ensino-aprendizagem, Labor conjunto, Ética comunitária

Resumo

A Teoria da Objetivação (TO) leva em consideração tanto o encontro crítico com os saberes histórico-culturais, quanto a transformação dos sujeitos, por meio de práticas educacionais éticas e coletivas. Para tanto, à luz da TO, pressupõe-se que as relações entre os sujeitos em sala de aula, professor(a) e estudantes, sejam pautadas nos princípios da ética comunitária: a responsabilidade, o compromisso e o cuidado com os outros. Com este artigo, objetivou-se analisar as interações realizadas em sala de aula, durante a implementação de uma ação que constitui parte de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) sobre o tema vacinas, no contexto do ensino de ciências, com vistas a identificar possíveis indícios ou elementos da ética comunitária. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada com estudantes de 12 a 13 anos, do 7° ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Campo Grande (MS), Brasil. As análises sugerem que as interações realizadas entre os sujeitos apresentam indícios da ética comunitária e corroboraram para a aprendizagem coletiva e não alienante.

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Biografia do Autor

Shirley Takeco Gobara, Universidade de Mato Grosso do Sul

Graduação em Física, Universidade Federal de São Carlos, Brasil Mestrado em Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil  Mestrado e Doutorado em Didactique Des Disciplines Scientifiques na Université Claude Bernarde-Lyon I. Pós-doutorado na Univresité Lumière Lyon 2. França Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC) da Fundação Universidade de Mato Grosso do Sul, Brasil Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências (GINPEC/CNPq)

Gilson da Rocha Santos, Professor da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande e na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Mestrado em Biologia Animal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Doutorando em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Professor da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande e na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, Brasil Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências (GINPEC/CNPq)

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Publicado

2024-11-01

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Como Citar

Gobara, S. T., & Santos, G. da R. (2024). O ensino de ciências à luz da Teoria da Objetivação: a ética comunitária como alternativa para a sala de aula. PARADIGMA, 45(2), e2024005. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1578

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