Teoria da Objetivação: os caminhos de uma Teoria em movimento
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024000.id1584Palabras clave:
EditorialResumen
A Teoria da Objetivação é uma teoria de ensino e aprendizagem que nos últimos anos vem ganhando espaço no contexto das pesquisas educacionais de diferentes países, seja no campo da Educação Matemática, para o qual é originalmente voltada, assim como para outros campos científicos, em que pesquisadores têm se ocupado em adotá-la, considerando os princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos que a orienta. Dada a expansão desses estudos e pesquisas, a publicação desta Edição Especial da Revista Paradigma aparece como mais uma estratégia da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (RICTO), coordenada pelos professores Luis Radford (École d’éducation, Université Laurentienne, Canadá) e Bernadete Morey (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Brasil). A RICTO, criada em 2021, tem se constituído como uma iniciativa para estabelecer um espaço para o encontro de pesquisadores e grupos de pesquisa afins à Teoria da Objetivação (TO), com o objetivo de produzir, desenvolver e divulgar conjuntamente iniciativas de pesquisa sobre a realidade escolar em distintos níveis e sistemas de escolarização em diferentes países, além de promover a formação de professores e pesquisadores iniciantes na perspectiva educativa da TO. Essas atividades são regularmente noticiadas em sua home page (ricto.com.br).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. Tradução de Bernadete Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo, Livraria da Física, 2021.
RADFORD, Luis. ¿Qué constituye una buena clase de matemáticas? Fuentes de aprendizaje e Innovación. n. 4, Guatemala, 2023, p. 9-30.
Descargas
Publicado
01-11-2024
Métricas
Visualizações do artigo: 76 PDF (Português (Brasil)) downloads: 67
Cómo citar
Noronha, C. A., Gobara, S. T., & Gomes, L. P. da S. (2024). Teoria da Objetivação: os caminhos de uma Teoria em movimento. PARADIGMA, 45(2), e2024000. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024000.id1584
Número
Sección
Editorial
Licencia
Derechos de autor 2024 Claudianny Amorim Noronha, Shirley Takeco Gobara, Luanna Priscila da Silva Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.