Uso de tecnologías educativas en la enseñanza de la ciencia y la biología: tendencias de investigación de acuerdo con las revistas nacionales

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p27-52.id847

Palabras clave:

Ciências, educação, tecnologia

Resumen

O avanço tecnológico expressivo manifestado nas últimas décadas gerou alterações no cenário educacional, principalmente após a promulgação do decreto no 6.300, que dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, em 2007. Deste modo, buscamos delimitar o cenário nacional vigente das implementações da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais mediante o levantamento bibliográfico de sete periódicos com Qualis (CAPES) A1 e A2, em Ensino, entre 2007 e 2019, a partir das 550 publicações encontradas com esta temática. Os critérios de avaliação foram: quantidade de publicações anuais por revista, quantidade de publicações por ano; nível de ensino; modalidades de ensino; disciplinas em que as TIC foram aplicadas; subáreas da biologia; enfoques temáticos e recursos tecnológicos utilizados. Embora a adesão de tecnologias possibilite promover a educação acessível, interdisciplinar e cativando a autonomia do aluno, sua implantação necessita infraestrutura, formação docente e recursos financeiros, adversidades apresentadas como grandes desafios diante de comunidades carentes e desigualdades presentes no Brasil atualmente. As pesquisas tratando-se de inclusão pautaram-se principalmente na surdez, sem ampliação a outras deficiências, embora a crescente ênfase de tecnologias didáticas aplicadas à Educação Ambiental apresentou resultados positivos.

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Biografía del autor/a

Beatriz Grigio Bornia, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí.

Acadêmica de Ciências Biológicas da Unespar, Campus Paranavaí.  Bolsisita do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). 

Marcia Regina Royer, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Paranavaí

Bióloga, doutora em agronomia. Professora do colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Paraná-Unespar.Coordenadora do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Unespar.

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Publicado

03-09-2020

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Cómo citar

Bornia, B. G., & Royer, M. R. (2020). Uso de tecnologías educativas en la enseñanza de la ciencia y la biología: tendencias de investigación de acuerdo con las revistas nacionales. PARADIGMA, 27–52. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p27-52.id847